As quatro escolas de educação infantil da rede privada e o Centro de Ensino Médio Pastor Dohms retornaram às atividades presenciais, na segunda-feira, 3 de maio. O decreto municipal, publicado na quarta-feira, 28 de abril, possibilita a retomada para turmas da educação infantil, primeiro e segundo ano do ensino fundamental.
Conforme levantamento feito junto às escolas de educação infantil, cerca de 80% dos alunos voltaram a frequentar, dentro do que o educandário está apto a atender na pandemia. As escolas estão fazendo sistema de rodízio entre os alunos. No Centro de Ensino Médio Pastor Dohms, dos 51 alunos, 44 voltaram à sala de aula.
Na chegada à escola, as primeiras medidas são os itens de prevenção ao coronavírus, como a sanitização dos calçados, aferição da temperatura e álcool gel nas mãos. Os pais não ingressam no educandário e deixam os pequenos na porta. Os alunos ainda fazem a troca do calçado ao entrar na escola, que fica guardado. Nas salas, as crianças ocupam lugares em espaços demarcados com distanciamento. “Eles estão cumprindo melhor que os adultos”, diz a proprietária de uma escola, Graciele da Silva Martins.
Há ainda a sala de isolamento para o caso de algum apresentar sintomas e possa aguardar pelos pais.
Uma auxiliar administrativo, 22 anos, que prefere não se identificar, fala sobre a retomada. “A escola tem um papel muito importante no desenvolvimento da criança, ter contato com os colegas e as atividades proporcionadas pela escola fazem toda a diferença no desenvolvimento social e educacional dos bebês, claro, seguindo os protocolos de segurança, para tornar a volta às aulas viáveis, com toda a certeza está sendo positivo”, diz a mãe de uma criança do berçário.
Outra mãe, Andreia Vieira Flores, 43 anos, diz que estava sendo muito difícil sem as aulas. “Por conta de não conseguir trabalhar pela manhã e à tarde e também pela ansiedade de o Álvaro estar em casa sem estímulo, sem aprendizado, sem socializar, pois está em uma idade onde é muito importante este tipo de rotina, ainda mais estando meu filho dentro do espectro do autismo. Agora, com a volta das aulas, eu consigo trabalhar descansada sabendo que o desenvolvimento dele está seguindo o seu curso e em ótimas mãos”, diz a mãe.
Mais três instituições obtêm autorização
Conforme a Prefeitura, nesta semana, foi autorizado o retorno das atividades presenciais no Instituto Mix, Cia da Dança Jefferson Brandão e Instituto Pereira Coruja.
Para a retomada das atividades em sala de aula em Taquari, as escolas de todas as redes devem apresentar o Plano de Contingência, a listagem dos alunos matriculados e o termo de livre consentimento (fornecido pelo Município), firmado pelo responsável do aluno que optar pelo retorno presencial. A retomada das atividades também está condicionada à testagem rápida dos professores que ministrarão as aulas e dos servidores de apoio, com testes fornecidos pela Prefeitura, e à fiscalização dos estabelecimentos pelo Município. A instituição não poderá iniciar as atividades enquanto não tiver o aval da fiscalização.
Para quem utiliza o transporte escolar, é preciso encaminhar à secretaria municipal da Educação a listagem dos alunos que o utilizam. O serviço será prestado com 50% da capacidade, considerando alunos sentados.