O Município recebeu, na quarta-feira, 5 de maio, 80 vacinas da Coronavac para a aplicação da segunda dose contra o coronavírus. Desde o dia 23 de abril, muitos municípios estão sem o imunizante e, em Taquari, conforme a Prefeitura, cerca de mil pessoas aguardam para receber a segunda dose.
Por isso, na quarta-feira, foram distribuídas senhas para quem está com esta segunda etapa da imunização agendada até o dia 24 de abril.
Na unidade de saúde do bairro Colônia 20, quem chegou depois das 7h30min já não conseguiu mais receber a vacina. Informações coletadas no local apontam que o primeiro da fila chegou por volta das 2horas da madrugada da quarta-feira. Às seis horas já havia 30 pessoas na fila. O morador da localidade de Carapuça, João da Silva Rosa, 66 anos, chegou na unidade por volta das 7h10min e pegou as últimas fichas.
Hélio Martins de Oliveira, reside no bairro Colônia 20 e chegou em torno das 7h30min, conseguindo a última senha.
Conforme a Prefeitura, até a tarde de ontem não havia previsão de envio de nova remessa de vacina para a segunda dose.
Segunda dados do vacinômetro, da secretaria estadual da Saúde (SES), Taquari já recebeu 11.480 doses de vacina (entre Coronavac e Oxford), aplicou 9.434, o que corresponde a 82,2%, sendo 6.221 para a primeira dose e 3.213 para a segunda.
Segue a imunização da primeira dose
Inicia hoje a imunização com a primeira dose da vacina contra o coronavírus para as pessoas com 40 anos ou mais com comorbidades. A vacina é realizada nos postos Praia, Colônia 20 e Central e é necessário levar documento que comprove a comorbidade. Também podem receber a vacina pessoas com Síndrome de Down (18 anos ou mais); pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise), com 18 anos ou mais; gestantes e puérperas, independentemente de condições pré-existentes, com 18 anos ou mais; pessoas com deficiência permanente cadastradas no Programa BPC de 48 anos ou mais. Seguem sendo imunizados os idosos de 60 anos ou mais.
É preciso levar documento com foto, CPF ou Cartão do SUS, além do comprovante de residência.
Vacina contra gripe será aberta para idosos e professores
Inicia, na próxima terça-feira, a campanha de imunização da influenza (gripe) para pessoas acima de 60 anos e professores. A vacinação iniciou em 12 de abril destinada, neste primeiro momento, a crianças de 6 meses a cinco anos incompletos, gestantes, puérperas e trabalhadores em saúde.
Na última etapa, que começa em 9 de junho e termina em 9 de julho, será a vez dos demais grupos prioritários (pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente e outros).
Em 2021, a vacina contra a gripe protege contra as cepas de Influenza:
A/Victoria/2570/2019 (H1N1) pdm09; A/Hong Kong/2671/2019 (H3N2) e B/Washington/02/2019 (linhagem B/Victoria).
A recomendação da secretaria estadual da Saúde é manter um intervalo mínimo de 14 dias entre a aplicação da vacina contra o coronavírus e a da influenza. Deve-se priorizar a vacinação contra a Covid.
Vacinados contra influenza em Taquari*
Crianças: 684
Gestantes: 103
Puérperas: 18
Trabalhadores em Saúde: 232
*Dados da Secretaria Municipal da Saúde