Um dado do “vacinômetro” de Paverama chama a atenção: 74 pessoas assinaram um termo de desistência da vacina contra o coronavírus. A informação da administração municipal é de que todos fazem parte do grupo de idosos, embora existam quatro profissionais da saúde que também não quiseram realizar a imunização, mas se negaram a assinar o termo.
O número de pessoas que assinaram o documento é o maior na microrregião. Em Taquari, ninguém assinou termo de desistência da vacina; em Fazenda Vilanova, 11 idosos e, em Tabaí, foram 17 pessoas de 60 anos ou mais. Segundo a administração municipal de Paverama, a desistência foi assinada por 74 pessoas do município pois há orientação da secretaria de Saúde de que a população que está na faixa etária de vacinação, mas que não queira se vacinar, informe ao posto de saúde para o controle do percentual vacinado e abrir a imunização para novos grupos. As agentes de saúde também fazem o trabalho a campo(??) de orientação da vacinação e, diante de negativas, de coleta de assinaturas no termo.
Em relação aos profissionais de saúde que se negaram a passar pela imunização, a Prefeitura relatou que os orientou sobre a importância da vacina e informou que, caso mudem de opinião, podem receber a dose posteriormente. “Não há sanção prevista para quem não quiser realizar a vacina. Gostaríamos que todos os profissionais a realizassem, mas não podemos impor a vacinação aos profissionais, deixando a cargo de cada um decidir se quer ou não fazê-la”, disse a Prefeitura.
Para esclarecer sobre a importância de receber a vacina, a administração municipal informou que realiza campanha constante através das redes sociais, agentes comunitárias de saúde e equipe da sala de vacinação para incentivar a população a se imunizar.
Já receberam a vacina em Paverama 1.552 pessoas acima dos 60 anos, 180 profissionais da saúde e 25 cuidadores de idosos. A informação da Prefeitura na tarde de ontem é de que a faixa etária de vacinação é de 60 anos ou mais. No entanto, a secretaria de Saúde já comunicou que o próximo grupo será de pessoas com comorbidades e quem se enquadra nos critérios deve entrar em contato com o posto para realizar triagem da vacinação e, posteriormente, agendamento. O telefone para contato é 3791-1113. O grupo da próxima vacinação, conforme informou a Prefeitura, é o de pessoas com síndrome de Down, acima de 18 anos; com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise) independente da idade; gestantes e puérperas, acima de 18 anos; pessoas com comorbidades, de 40 a 59 anos (diabetes, hipertensão arterial severa, pneumopatias crônicas graves, doenças cardiovasculares, doença cerebrovascular, obesidade mórbida e cirrose hepática) e pessoas com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 40 a 59 anos.
A comprovação de pertencimento a algum desses grupos de risco se dará através da apresentação de exames, receitas, relatório médico e prescrição médica. A administração municipal também informou que será solicitada, pela equipe de vacinação, uma avaliação médica para verificar se o paciente contempla os critérios elencados para aplicação da vacina.