João Nunes de Souza e os irmãos deixaram para a família uma marca que segue até os dias de hoje. Eles tinham uma cancha em Santo Amaro, de onde eram naturais, e quando faziam as corridas de bois, o alvoroço era certo. Assim ficaram conhecidos João, os irmãos, entre eles, Zeca, e os filhos. “Eram muito conversadores, falavam muito alto, e esse apelido pegou”, conta Tadeu, neto de João Nunes de Souza.
João foi casado com Ricarda Reis de Souza (Cadica) e tiveram os filhos Amaro, Marina, Fausta e Benjamin Reis de Souza (todos falecidos) e muitos ficaram sendo chamados pelo apelido da família. É o caso de Amaro Nunes dos Reis, conhecido na cidade por Amaro Barulho. “Onde chegavam, tinha barulho”, completa a filha Vera. O apelido pegou na família. “Muitos dizem ‘a filha do Amaro Barulho’, afirma Vera, referindo-se à forma como é lembrada por seus conhecidos.
Amaro (1922 – 2013) foi casado com Terezinha Silva dos Reis (1930 – 2018) e tiveram sete filhos, Vera Maria, Luiz Tadeu, Mara Terezinha, José Tadeu, Amaro dos Reis e Luiz Augusto. O casal, em 1960, inaugurou, em Taquari, a fábrica de calçados Mara, localizada na rua General Osório, passando anos depois para a rua 7 de Setembro, quando foi incluída a loja que funcionou até os anos 2000. O casal residiu no Rincão São José, cuja localização serve de referência aos mais antigos como Chácara do Amaro Barulho.
Além disso, verifique
Uma noite inesquecível
O tradicional Baile de Debutantes de Taquari teve apresentação de quatro jovens na noite do ...