O Executivo de Bom Retiro do Sul encaminhou à Câmara de Vereadores os projetos de lei que visam a homenagear dois cidadãos que contribuíram para o desenvolvimento do município na prestação de serviços públicos e no fortalecimento artístico e cultural.
Em um dos projetos, é proposta a denominação do acesso para o Rio Taquari, localizado junto à rua São Manoel, no bairro Centro Cidade Baixa, recentemente reaberto pelo município, de “Plínio da Silva Cesar”.
O outro projeto propõe a denominação de “Heron Leite” ao novo espaço construído para a Feira do Produtor Rural e Artesão junto ao Parque Pôr do Sol.
Para que as homenagens possam ser feitas em memória aos homenageados, é necessária a aprovação dos projetos pela Câmara de Vereadores.
Histórico dos homenageados
Plínio da Silva Cesar
Nasceu no dia 25 de abril de 1925, no interior de Cruzeiro do Sul, vindo a residir posteriormente na Linha Figueira. Em 1961, foi trabalhar nas fundações da Barragem Eclusa, onde permaneceu até 1971.
Em 1972, Plínio começou a trabalhar na Prefeitura de Bom Retiro do Sul, onde permaneceu até 1978, quando se aposentou e passou a construir caícos, arte que transferiu a seus filhos, como forma de incrementar a renda familiar. Acometido por uma doença, Plínio faleceu em 16 de maio de 2008.
Heron Dênis Leite
Nasceu no dia 15 de dezembro de 1990, em Bom Retiro do Sul. Sua vida foi marcada pela participação no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Querência do Gaúcho, de Colinas; no CTG Querência da Amizade, de Bom Retiro do Sul, e na Escola de Samba Inhandava. Nessas entidades, Heron deixou sua marca no fortalecimento da paixão e da tradição gaúcha, assim como pelo Carnaval.
Em 2012, Heron concorreu a vereador em Bom Retiro do Sul. Ele atuava também com decorações de festas e eventos e era proprietário, juntamente com sua mãe, Dalva Leite, da agroindústria Doce Alquimia. Heron faleceu no dia 08 de agosto de 2016.