A pandemia do novo coronavírus trouxe muitas mudanças ao cotidiano. Diversos setores precisaram se reinventar , e a dança não ficou de fora. A taquariense Cia de Arte Jefferson Brandão tem participado de diversos eventos 100% online durante a pandemia.
Sem a realização de ensaios presenciais, as coreografias para os festivais foram criadas em aulas virtuais. As apresentações são gravadas em vídeos individuais, com o auxílio dos familiares das bailarinas para a filmagem. “Um grande desafio que só foi possível graças ao nosso amor pela arte”, destaca o coreógrafo Jefferson Brandão.
O novo formato acalenta o sentimento de saudade da dança, presente nas bailarinas. Uma das integrantes da companhia, Fernanda Lautert, conta que é uma oportunidade de se apresentar para milhares de pessoas virtualmente e chega até a bater insegurança. “Nós, bailarinas, podemos mostrar para o mundo o nosso potencial. Estamos nos adaptando da maneira que conseguimos e , neste momento , o que mais importa é não parar de dançar”, relata. Para outra bailarina do grupo, Mariana Polônia, os cenários clássicos dos festivais fazem falta. “Acredito que umas das principais coisas que movem o artista são o palco e seu público e , agora , que não estamos tendo este contato , sinto que faz muita falta. Estamos nos adaptando, mas a sensação não é a mesma. Espero que logo possamos voltar aos palcos onde realmente amamos dançar”, relata.
No modelo virtual, a companhia participou de três eventos. O primeiro deles foi o festival Todos pela Dança, que reuniu grupos de todo o país e avaliadores renomados. As seis coreografias apresentadas foram premiadas. Segundo Jefferson, o evento segue acontecendo e , nas próximas semanas, serão divulgados os prêmios especiais. Também foram enviadas quatro coreografias para a seletiva internacional da Diamondstar, de Portugal, onde a Cia de Arte ficou no Top 5 Escolas de Dança, representada pelas bailarinas Fernanda Lautert, Isadora Garcia, Mayana Bastos e Mariana Polonia. “Também entrou no Top 5 da categoria Ballet , com a bailarina Mayana Bastos , e ainda recebeu o de melhor produção de vídeo , com a bailarina Isadora Garcia”, informou o coreógrafo.
No último final de semana, o grupo também participou do evento Golbal Dance, organizado pelo CIAD, do Uruguai. O festival ainda não divulgou seus resultados.
Além disso, verifique
Uma noite inesquecível
O tradicional Baile de Debutantes de Taquari teve apresentação de quatro jovens na noite do ...