Suspensas desde o final do mês de março, as sessões ordinárias do Legislativo de Taquari voltaram a ser realizadas. O encontro ocorreu no fim da tarde da última terça-feira, sem a presença do público, apenas de parte dos funcionários da Casa e imprensa.
As mesas dos vereadores também foram mudadas. O presidente da Casa, Leandro Mariante (PT), e o secretário Ramon (PT) compuseram a mesa diretora. Pastora Mara (PSDB) ficou ao centro do plenário. Já as bancadas de Marquinho (PSDB) e Tio Nei (PP) foram colocadas na plateia. A tribuna não foi utilizada e cada vereador se pronunciou de sua mesa.
Leandro Mariante disse que o retorno dos encontros segue as orientações das bandeiras adotadas pelo Estado e acompanha o retorno do atendimento ao público na Prefeitura, que ocorreu na última segunda-feira. Ramon solicitou reconsideração da ordem. “Estamos aqui com 12 pessoas. Acho que cada vereador deve responder por si e divulgar o seu trabalho. Eu estou fazendo a minha parte e não me sinto confortável em voltar às reuniões presenciais”, disse. Mariante informou que também ouviu outras considerações dos vereadores, mas voltou a frisar a retomada dos serviços que vêm ocorrendo gradualmente, salientando que o retorno não é definitivo, podendo mudar de acordo com as bandeiras adotadas pelo Estado. “Vamos avaliando conforme a demanda. Mas vejo escolas se programando para voltar, a Univates retomou as aulas nesta semana, Prefeitura voltou, e temos muitas demandas”, considerou, falando que há cerca de 15 obras em andamento no município que precisam ser acompanhadas pelos vereadores, que têm o dever da fiscalização.
No encontro, não foram apreciados projetos de lei. Os vereadores aprovaram apenas uma Moção de Aplausos aos profissionais da saúde e quatro requerimentos, sendo dois deles sobre a Corsan. Leandro Mariante solicitou lista de ruas que receberam reparos da companhia, material utilizado e valor gasto. Pastora Mara pediu uma averiguação sobre a água fornecida ao Rincão São José, tendo em vista que os moradores estão reclamando do gosto e acreditam que seja necessária limpeza na caixa d’água.
Retorno dos encontros foi avisado com 8h de antecedência
Por volta das 9h da terça-feira, os vereadores foram avisados, no grupo da votação por WhatsApp, de que os encontros retornariam a ser presenciais. Quatro acabaram não comparecendo.Clóvis Bavaresco (PP) foi um deles. Antes da sessão, ele já havia avisado à direção da casa que estava em consulta médica em Porto Alegre e não conseguiria chegar a tempo. O Mistura Fina procurou os demais ausentes. Zé Harry (PDT) disse que não foi ao encontro por estar gripado, mas que não apresenta os sintomas da Covid-19. O jornal não conseguiu contato telefônico com Ademir Fagundes (PDT) e Vânius Nogueira (PDT), e eles não responderam às mensagens no WhatsApp até o fechamento desta edição.
Um ano depois, Beira do Rio recebe manutenção novamente
A Prefeitura cedeu, temporariamente, à queda de braço com o Governo do Estado em relação à manutenção da estrada da Beira do Rio. Depois de ter sido ateado fogo, na última semana, em uma das pontes da localidade, que estava em péssimas condições, a secretaria municipal de Obras realiza as melhorias necessárias na travessia e estrada.
A última manutenção feita na região foi em abril de 2019, pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagens (Daer). O Estado havia feito acordo com a Prefeitura, em 2017, para a retomada da manutenção da Beira do Rio. Na época, foi dito que a estrada era de âmbito estadual. Depois de abril do ano passado, o Daer não realizou mais melhorias na localidade e passou a alegar que a via não era de sua responsabilidade. A Prefeitura discordou e, em março deste ano, ingressou com ação judicial, cobrando do Estado a manutenção da região.
Sem qualquer serviço nas estradas e pontes, a comunidade revoltou –se com a situação e ateou fogo em uma das pontes, que já apresentava enorme buracos. O incêndio agravou ainda mais a situação, e foi preciso interditar a ponte. O trânsito estava sendo desviado por uma travessia entre propriedades rurais.
Nesta semana, a secretaria municipal de Obras trabalhou nos reparos necessários na ponte e estrada. “A via é de responsabilidade do Daer, mas com a situação, a administração municipal está realizando os reparos. Foi retirado o madeiramento velho e a secretaria de Obras iniciou a colocação de pranchões para liberar o trafego no local”, informou o prefeito Maneco, através de sua assessoria de imprensa. A administração municipal também destacou que o ato de incendiar a ponte foi uma ação criminosa.
A questão judicial entre Prefeitura e Daer sobre a responsabilidade da manutenção segue em andamento.
Câmara online
A Câmara de Vereadores de Taquari agora conta com página no Facebook. A rede social é utilizada para publicar avisos e transmitir sessões e reuniões que ocorrem na Casa.
Saiu do ninho, mas ficou no galho
O vereador Tio Nei, filiado ao progressista desde abril, aproveitou o retorno da sessão para falar sobre sua saída do PSDB. “Já devia ter trocado na outra gestão, porque eu sou do bem e quero o bem da nossa cidade. Vou continuar concorrendo a vereador, quem vai me julgar é o povo”, disse.
Tio Nei teve problemas com o presidente do PSDB, João Batista, e outros integrantes do partido sobre sua posição na Casa. A situação se complicou após, no início desta legislatura, em 2017, o vereador firmar acordo com colegas que compõem a base do governo Maneco para a eleição da mesa diretora. Tio Nei disse que continuará ao lado da administração municipal quando achar que deve. “O que eu achar errado, vou criticar, mas é o momento de falarmos bem, de nós elogiarmos, até porque, para Taquari, a nossa comunidade não tem do que se queixar da atual administração. Vemos ruas asfaltadas, tudo que está sendo feito e eu seria hipócrita se falasse que está sendo mal administrada”, opinou.
A sigla escolhida por Tio Nei ainda representa oposição ao atual governo, mas já esteve ao lado do partido do vice-prefeito, André Brito (PDT), em eleições passadas. Já nos últimos dois pleitos, PP e PSDB formaram coligação. “Eu saí do ninho, mas fiquei no galho”, concluiu o vereador.
Mais pavimentações
A Prefeitura segue realizando obras de pavimentação e recapeamento asfáltico previstas em contrato de R$ 5,8 milhões, assinado no início deste mês. Nesta semana, foram realizados trabalhos nas ruas Santo Antônio, Albino Pinto, Ceci Leite Costa, Major Viana, José Antero Siqueira, avenida Açorianos e vias do bairro Praia. O contrato prevê melhorias em 46 vias em diversos bairros do município, mas serão executadas por etapas, conforme a disponibilidade de recursos.