Assim como as competições esportivas de todo o país, o Regional Certel/Sicredi, um dos maiores certames de futebol amador do estado, está em compasso de espera e ameaçado de não ser disputado em 2020. Devido ao coronavírus e com os municipais todos paralisados, o Regional da Associação de Ligas do Vale do Taquari (Aslivata) ainda não tem uma data prevista para iniciar.
De acordo com o presidente da Aslivata, Volnei Kochhann, “o futebol amador vive um momento preocupante”. Para Kochhann, não há como prever uma data para o Regional Certel/Sicredi, que, há anos, tem iniciado sempre no último final de semana de julho. “Não temos nenhuma previsão, nenhum sinal de como e quando poderemos retornar. Temos vários obstáculos, primeiro com os municipais, alguns em fase final e outros, apenas no começo. Então, com isso fica complicado, se não tivermos um retorno imediato, o mais breve possível, ficará muito difícil ter, este ano ainda, alguma programação em nível regional. Nos preocupa também, além do problema do Covid-19 e dos municipais em andamento, os decretos de cada cidade, o que, às vezes, é diferente de um lugar para outro, sem falar nos atletas que são de uma cidade e jogam em clubes de outra, o que é um risco para os atletas, já que em alguns lugares há casos da doenças e em outros, não. Esperamos que tenhamos fatos mais claros nos próximos meses, para conseguirmos achar uma luz no fim do túnel”, afirmou
De Taquari, em 2020, o Taquariense deve participar do Regional. Pelo menos foi o que afirmou, em fevereiro, Volmir Roberto Donida, o Chico, presidente do clube. Atualmente, o alvi-azul disputa a Copa Zanc que, devido ao coronavírus, está paralisada desde 15 de março, com apenas uma rodada realizada.
Como foi o Regional Certel/Sicredi de 2019 para os clubes de Taquari
Em 2019, Colorado e Taquariense disputaram o Regional Certel/Sicredi nas categorias Aspirantes e Titulares e, inclusive, ficaram na mesma chave na primeira fase. Na competição, os dois se enfrentaram duas vezes. No duelo de ida, no Marques da Cunha, o Taquariense venceu por 2 a 1, gols de Jean e Buda, com Denílson descontando para o Colorado. Na volta, no estádio Martins, o Colorado goleou por 4 a 1, gols de Marcão, Jefinho Ramão e Thales Machado, duas vezes. Jean fez o gol de honra do Taquariense. O Colorado acabou eliminado na primeira fase, encerrando com a 19ª colocação entre 20 clubes. O Taquariense fez a melhor campanha da sua história, encerrando com a terceira colocação. O campeão foi o Boavistense, de Boa Vista do Sul, que, na final, derrotou o Assespe, de Venâncio Aires, que passou pelo Taquariense nas semifinais.
Na Aspirantes, nos dois clássicos, na ida, houve empate em 1 a 1, gols de Tucho, para o Taquariense, e ET, para o Colorado. Na volta, mesmo fora de casa, o alvi-azul, com gols de Ricardo e Dunho, venceu por 2 a 0. O Colorado encerrou o certame em sétimo, sendo eliminado nas quartas de final. Já o Taquariense parou nas oitavas de final e terminou com a 12ª melhor campanha. O campeão foi o Estudiantes, de Lajeado, que, na final, derrotou o Santo André, também de Lajeado.
Na categoria Veteranos, participaram do Regional Pinheiros e Taquariense. No único clássico, na primeira fase, o Pinheiros, mesmo fora de casa, goleou por 3 a 0, gols de Itamar, Bicudo e Mosca. Os dois foram eliminados na primeira fase. O Pinheiros encerrou em 12º, enquanto o Taquariense, em 13º entre 13 clubes. O campeão foi o União, de Palmas, Encantado, e o vice, o Assespe, de Venâncio Aires.