O Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Paverama divulgou que está habilitado a auxiliar os produtores no encaminhamento de demandas de benefícios previdenciários, como a aposentadoria rural, pelo INSS Digital. A autorização foi concedida através de acordo entre o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (FETAG).
Isso porque, desde o ano passado, o INSS não tem mais realizado atendimento presencial para estes serviços, feitos somente de forma virtual. Devido à dificuldade de muitos produtores no acesso à internet, o acordo foi firmado para que os sindicatos pudessem auxiliar no encaminhamento dos benefícios.
Segundo informou o STR de Paverama, podem ser realizados agendamentos e pedidos para benefícios dos trabalhadores rurais como aposentadoria, auxílio-doença, licença-maternidade, entre outros.
A documentação é encaminhada pelo sindicato ao INSS de forma digital, e a documentação original é apresentada na agência do INSS de Teutônia, que presta assessoramento a Paverama.
O sindicato salientou que, para a aposentadoria rural, é necessário observar a idade de 60 anos para homens e 55 anos para mulheres, além de comprovar 180 meses (15 anos) de atividade rural.
Além disso, verifique
TABAÍ: Prefeito diz que há dívida de quase R$ 1 milhão em precatórios
O prefeito Anderson Vargas (PT) publicou vídeo em sua rede social, no dia 24 de ...