O calendário de vencimento do Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) de 2019 encerra na próxima segunda-feira, 27 de abril, com os veículos com placas de final 0, os últimos a ter o tributo vencido. Hoje, ocorre o vencimento das placas com final 9. Todas as outras já venceram.
O calendário começou no dia primeiro de abril, com os vencimentos das placas com final 1. Desde então, a cada dois dias úteis, vence o imposto dos veículos com números seguintes.
A Receita Estadual alerta que os pagamentos do IPVA podem ser feitos online, o que vem a conciliar com as medidas de isolamento social, através dos aplicativos bancários do Banrisul, Bradesco, Santander, Sicredi e Banco do Brasil (só para clientes).
Terão descontos no valor do imposto os bons motoristas, que não tiveram multas, e os bons cidadãos, que solicitam CPF na nota fiscal. São oferecidos 5% de desconto a cada ano consecutivo sem multas, até o limite de 15%. Para os inscritos no Nota Fiscal Gaúcha, são ofertados 5% de desconto para quem acumulou pelo menos 150 notas fiscais no CPF; 3% para quem teve entre 100 e 149 notas e 1% para quem acumulou entre 51 e 99 notas.
O contribuinte que não pagar o tributo em dia, além de perder os descontos, terá multa de 0,334% ao dia sobre o valor do imposto não pago, até o limite de 20%. Depois de 60 dias em atraso, o débito sofrerá acréscimo de mais 5%.
Além disso, verifique
Taquari fecha ano de 2024 com recorde no número de prisões por tráfico de drogas
De janeiro a dezembro de 2024, a Brigada Militar (BM) e a Polícia Civil prenderam, ...