O Pinheiros iniciou, no dia 3 de fevereiro, a temporada 2020 que, mais uma vez, deve ter calendário cheio. E por ter duas competições pela frente neste ano, o Estadual da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) e a Liga da Encosta da Serra (Lifesa), o ritmo de treinamentos no Pinheirão é intenso.
O clube pode-se dizer que vive um recomeço. Depois de três temporadas com a mesma base que disputou o Estadual Sub-15, em 2017, e o Estadual Juvenil, em 2018 e 2019, nesta temporada, poucos são os atletas que ainda permanecem, visto que a maioria estourou a idade da categoria. Do time do ano passado, apenas nove são os remanescentes e, destes, apenas o meia Guina e o goleiro Diego Ferreira frequentavam assiduamente o time titular. Os demais, como Bernando, Matheus Dias, Gustavo Marques, Rafael Porto, Cauã Calkmann, Rodrigo Garcia e Emanuel Machado, fizeram parte do grupo e entravam no time no decorrer das partidas.
Mesmo com muitas mudanças, a direção aposta numa boa campanha nos certames que virão, principalmente no Estadual, maior objetivo do Pinheiros em 2020. E para fazer bonito, mais uma vez, a direção manteve a comissão técnica, comandada por Francisco Belinni, o Chiquinho, a frente do time desde o início do projeto, em 2017, que renovou contrato até dezembro deste ano.
Atualmente, 30 meninos, nascidos em 2003 e 2004 fazem parte do elenco que deve disputar as duas competições. Com treinamentos desde o início do mês, o Pinheiros vem recebendo vários atletas de outras cidades. Porém, até agora, aprovou apenas o atacante Darlan, que vem de Marau e nasceu em 2005, portanto tem idade para disputar competições da categoria Sub-15.
Nas próximas semanas, o clube deve seguir recebendo atletas para período de testes, a fim de reforçar o grupo para as competições da temporada.
Estadual terá 34 clubes em 2020
Em congresso técnico, no final de janeiro, a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) definiu os rumos do Estadual Juvenil 2020, que terá a participação de 34 clubes, seis a menos do que em 2019, quando 40 equipes disputaram o título.
Em 2020, os 34 clubes foram divididos em cinco grupos, quatro com sete e um com seis. Na primeira fase, os clubes se enfrentam dentro de suas chaves em turno e returno, classificando os quatro primeiros colocados de cada grupo para a segunda fase, totalizando 20 clubes. Na segunda fase, os 20 times serão divididos em cinco grupos de quatro. Todos jogam contra todos, em turno e returno, dentro das chaves. Passam para os mata-matas, os primeiros colocados de cada grupo, mais os três melhores segundos colocados, totalizando oito clubes. A partir desta fase, serão jogos de mata-mata, com duelos de ida e volta.
O Pinheiros, na primeira fase, ficou no grupo D, ao lado de Novo Hamburgo, Americano, de Novo Hamburgo, Lajeadense, Encantado, Santa Cruz e Guarani, de Venâncio Aires.
O Estadual deve iniciar no dia 2 de maio. A FGF ainda não divulgou a tabela, o que deve ser feito nos próximos dias.
No ano passado, o Pinheiros fez boa campanha e foi eliminado do Estadual na segunda fase, encerrando com a 18ª colocação entre 40 clubes. Em 14 partidas, foram sete vitórias, quatro empates e apenas três derrotas. Marcou 32 gols e sofreu 18.
Daquele elenco, muitos atletas foram encaminhados a outros clubes. O atacante Theylor e o ala e volante Luís Fernando estão no Juventude e, inclusive, disputaram a Copa Santiago, em Janeiro, além do atacante Krigor, que está no Hercílio Luz, de Santa Catarina. Na última quarta-feira, o meia Allen, um dos maiores destaques do time nos últimos dois anos, foi apresentado no Juventude, de Caxias do Sul. O zagueiro Thalis, o ala João Vítor e o atacante Gabriel estão no Ypiranga, de Erechim, e o goleiro Diego Ferreira, que ainda tem idade e permanece no elenco do alvi-verde para este ano, está em período de testes no Votuporanguense, de São Paulo.
Além do Estadual, o Pinheiros disputará, em 2020, com o time B, a Liga da Encosta da Serra (Lifesa), e terá adversários como o Novo Hamburgo, São José, de Porto Alegre, Estância Velha, Americano, de Novo Hamburgo, Campo Bom, Ivoti, Bom Princípio, e Aimoré, de São Leopoldo. Esta competição deve ter início em abril.