Na semana passada, a prefeitura fez demarcações com a palavra “Corsan” em obras que o prefeito Emanuel Hassen de Jesus, Maneco, considerou mal feitas pela Corsan na rua 7 de Setembro. Nesta semana, o prefeito deu entrevista para o Mistura Fina, falando sobre o fato. Segundo ele, as demarcações foram um alerta para chamar a atenção da companhia. “Do descaso e incompetência da Corsan no trato com a pavimentação da cidade. Já conversamos com a Corsan várias vezes, já notificamos, aplicamos multas, mas tudo dentro do bom senso, considerando a parceria que deveria se ter. Não dá para fazer um asfalto, que a Corsan vai lá e abre um buraco”. O prefeito se diz preocupado com esta situação, pois no dia 27 de fevereiro pretende abrir licitação para asfaltamento de mais vias no município.
Maneco reclama das obras que a Corsan executa. “Nós sabemos, o cano estoura, acontecem problemas, mas o conserto é horrível e muito mal feito. Fora de todas as normas, uma vergonha completa. A população cobra de nós achando que aquele buraco é responsabilidade do município, mas é de responsabilidade da Corsan. Isso vem acontecendo nos últimos três ou quatro anos, mas notamos mais agora que estamos pavimentando mais”.
O prefeito diz que há planejamento nas obras da prefeitura e que informam a Corsan quando uma pavimentação será feita. “Quando a tubulação é velha a Corsan tem trocado”. Maneco cita que os lugares que considera mais críticos são nas ruas 7 de Setembro, General Osório, 20 de Setembro, Leonel Teodorico Alvim. “Tem vários buracos da Corsan, de obras mal feitas, trabalho mal feito por gente incompetente. Eles têm que aprender a respeitar o município, porque isso não acontece em outras cidades”.
Conforme o prefeito, a prefeitura vai notificar a companhia e aplicar multa no valor de R$ 5 mil para cada obra que julgar mal feita. Maneco diz que há cerca de 50 obras mal executadas no município.
O Mistura Fina questionou Maneco se ele não tinha receio de que suas demarcações no asfalto estimulassem a comunidade a fazer pichações ou escrever “prefeitura” em buracos nas ruas. “Tem todo o direito de fazer, absolutamente normal, inclusive já fizeram. A diferença é que o município tem resolvido os problemas da cidade, nossa gestão tem resolvido. Ninguém pavimentou mais ruas do que nós. Pavimentamos mais ruas do que em toda a história da cidade. Nós temos direito de reclamar”, respondeu o prefeito.
Contraponto
O Mistura Fina informou à direção da unidade local da Corsan sobre as críticas do prefeito e solicitou um contraponto. Até o fechamento desta edição não teve resposta.
Prefeitura desmancha prédio onde funcionou CTG
A prefeitura desmanchou na segunda-feira, 17 de fevereiro, o prédio do CTG David Canabarro, localizado na avenida Ceci Leite Costa. Conforme a administração municipal, o prédio foi demolido porque estava em precárias condições estruturais, apresentando riscos de desabamento. “Antes disso, porém, todas as pessoas que moravam no local foram devidamente atendidas e alertadas pela secretaria de Habitação e Assistência Social. Uma das famílias foi morar no município vizinho de Tabaí, outra, em Paverama”, informou a administração pública.
A prefeitura não informou qual o destino do terreno e se vai concretizar o plano de construir um quartel do Corpo de Bombeiros no local.
Presidente do Legislativo está em Brasília
O presidente da Câmara de Vereadores, vereador Leandro Mariante (PT), está em Brasília desde terça-feira e volta hoje. Entre as pautas na Capital Federal, está a demanda de atendimento de correio no Loteamento Bella Vista, visita em ministérios para tratar de repasses em atraso e visita em bancadas de deputados e senadores. “Como presidente do Legislativo, uma visita de apresentação na busca de maior visibilidade para nossa cidade”, salienta Mariante.
Quem sabe
Doutor Edson, que é filiado ao PDT, teria sido convidado a assinar ficha com o PT, partido onde também tem bom trânsito. Assinando ficha com o PT poderia ser ele mais uma possibilidade de candidato a vice-prefeito na chapa de André Brito (PDT), que já divulgou como possíveis pré-candidatos a vices Ramon Kern de Jesus, Leandro Mariante, Luís Porto, Ana Paula Arnt, Adelso Costa, Maicon Costa e Tiago Porto.
Oportunidade de emprego em Tabaí
Segundo o setor de RH da prefeitura de Tabaí, até 26 de fevereiro, no horário das 08h às 11:30h e das 13h às 16:30h, encontram-se abertas as inscrições de estágios para estudantes de nível médio e superior, nos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Enfermagem, Direito, Inglês, Pedagogia, Psicologia, Biomedicina, Engenharia Química, Técnico de Administração e Técnico de Recurso Humanos. Interessados deverão se inscrever no setor do RH, na Prefeitura, mediante apresentação de Atestado de Matrícula atualizado e cópia da RG. A prova do processo seletivo está agendado para dia 28 de fevereiro, às 18h na Escola Prof. Nelsa Braga, localizada na RSC 287 km 34 – Hélio Cardoso /Tabaí.
André Brito participa de encontro do PDT
O vice-prefeito de Taquari, André Brito, participou, no dia 14 de fevereiro, do encontro de prefeitos e vice-prefeitos do PDT em Capão da Canoa. Estava presente no encontro o presidente estadual do PDT, deputado federal Pompeo de Matos, e o deputado federal Afonso Mota. Ainda, como convidados, o prefeito Maneco e os vereadores Ramon Kern de Jesus e José Harry Saraiva Dias. Um dos temas da reunião foi as eleições municipais de 2020.