Na manhã da última quarta-feira, o Hospital São José realizou inauguração do Centro de Especialidades Médicas, com atendimento de urologia. O médico que atuará no local será Filipe Madeira.
Segundo o diretor do hospital, Rinaldo Costa, que assumiu o comando da instituição no dia 31 de outubro, o atendimento especializado ocorrerá uma vez na semana através de convênios com planos e secretaria municipal de Saúde, além de consultas particulares, no valor de R$ 180. O agendamento por plano de saúde ou particular deve ser feito diretamente no hospital, enquanto pelo SUS o encaminhamento é feito através da secretaria municipal de Saúde. Segundo o diretor do hospital, a instituição recebe de 10% a 15% dos valores pagos pelos atendimentos. “É um passo importantíssimo para retomada de prestação de serviços, que é a função principal de um hospital, salvar vidas. Além da urgência e emergência, nós estamos aqui para trabalhar pela saúde das pessoas”, disse o diretor. O presidente da Associação Taquariense de Saúde (ATS) administradora da instituição, Pedro Ramos, ressaltou que a inauguração do Centro de Especialidades Médicas marca o início de uma grande projeto. “Tenho certeza que nós vamos conseguir buscar essas especialidades que já foram nossas e quem sabe até outras”, considerou.
O vice-prefeito André Brito também destacou a importância do momento e ressaltou os esforços da administração municipal para custear a maior parte dos gastos e investimentos na instituição, tendo em vista que o Governo do Estado deve cerca de R$ 2 milhões à casa de saúde. “O governo hoje gosta de cobrar, apesar de não gostar de pagar. Cada vez mais reduzem os repasses estaduais e federais e cada vez mais aumentam os gastos a nível municipal na sustentação da média e alta complexidade. Muitos não sabem o quanto custa caro manter esta estrutura funcionando. Se hoje nós não tivéssemos um município com capacidade de aportar mais recursos do que por lei o município deveria aportar na média e alta complexidade, nós não teríamos o hospital”, ressaltou o vice-prefeito. André Brito também salientou que está em andamento a reforma do bloco cirúrgico e que os serviços da área devem ser restabelecidos no próximo ano.