Na última segunda-feira, 5 de maio, o presidente do Sindicomerciários, Vitor Espinoza, usou a tribuna livre da sessão da Câmara de Vereadores de Taquari para defender a aprovação de Projeto de Emenda à Constituição que propõe o fim da escala 6×1 e do projeto de lei 68/2025, que estipula a jornada 5×2, com duas folgas semanais consecutivas.
Para o sindicalista, a medida colabora com a melhora da qualidade de vida e saúde mental dos trabalhadores, evitando afastamentos por depressão e ansiedade. “Vai trazer mais dignidade para o trabalhador do comércio, que vai poder ter dois dias consecutivos de folga. Isso é muito importante e leva a um dos grandes problemas que é a questão da saúde mental”, disse Vitor Espinoza.
No fim do ano passado, a Câmara de Taquari aprovou, por unanimidade, uma moção de apoio ao fim da escala 6×1.
CDL debate o tema internamente
A presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Gabriela Pereira, diz que a proposta de duas folgas consecutivas tem sido debatida internamente, ouvindo associados para construir um posicionamento responsável, buscando equilíbrio entre os direitos dos trabalhadores e a sustentabilidade dos negócios. “Embora a medida possa trazer benefícios ao bem-estar dos colaboradores, sua implementação no comércio local exige cautela, já que envolve reestruturação de escalas, possível aumento de custos e impacto no atendimento, especialmente nos fins de semana”, observou.
ENTENDA
O fim da jornada 6×1 tem sido debatido fortemente nos últimos meses. A proposta apresentada por parlamentares ainda não tem data para votação. Na semana passada, no Dia do Trabalhador, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou que pretende abrir o debate sobre o tema com sindicatos e empresários.