No mês da campanha Outubro Rosa, voltada à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e colo de útero, a taquariense Sônia Beatriz Silveira Kern, 64 anos, diagnosticada com câncer de mama em 2023, destaca a importância do autoexame no enfrentamento à doença.
A descoberta ocorreu em abril do ano passado, quando a professora aposentada desconfiou de uma mudança no mamilo. “Eu fazia eco mamária e mamografia todo ano, mas percebi que algo estava errado. Marquei os exames e constataram que eu tinha um nódulo suspeito”, relata.
Em seguida, Sônia já marcou consulta com mastologista, realizou demais exames necessários, biópsia e histoquímica, para diagnosticar o tipo de câncer e saber se poderia operar antes ou depois de fazer quimioterapia. “Consegui operar antes. Por opção minha, fiz a mastectomia das duas mamas e já pus silicone na hora. Sempre com muita fé e enfrentando toda situação inesperada”, conta Sônia, destacando que o apoio da família, filhos, afilhado e amigos foi essencial durante o tratamento.
Depois de 16 sessões de químio e 15 radioterapias, a professora vive uma fase mais branda do tratamento, com medicação oral e exames de rotina trimestralmente. “Hoje sou muita grata, principalmente a Deus, porque tive forças para passar por tudo isto e estar curada. O conselho que dou para as mulheres é fazer os exames anualmente e o autoexame, que é muito importante também. Não é fácil fazer o tratamento, perder o cabelo, porque mexe muito com a nossa autoestima, mas digo mais uma vez, vale a pena prevenir”, destaca.
Mamografia e demais exames podem ser agendados nos postos de saúde
As unidades de saúde de Taquari intensificaram neste mês de outubro, dedicado à conscientização, a oferta de exame clínico das mamas, encaminhamento para ecografias, além de testes rápidos e rodas de conversa com os usuários do sistema de saúde. Os postos também estão decorados nas cores do mês dedicado ao diagnóstico precoce.
Nesta sexta-feira, 25 de outubro, a partir das 13h30min, haverá uma caminhada para chamar atenção à campanha. O ato ocorre na Rua 7 de Setembro, da Praça da Matriz até a Superquadra de Compras. “As campanhas buscam incentivar as pessoas a fazer os exames regularmente, pois, assim, a doença pode ser tratada com maior chance de cura”, destacou a enfermeira coordenadora da Atenção Primária da secretaria municipal de Saúde, Andréia Oliveira.