Principal / Geral / Vereador convida comunidade a tirar dúvidas sobre aterro sanitário em Amoras

Vereador convida comunidade a tirar dúvidas sobre aterro sanitário em Amoras

A instalação de um aterro sanitário na localidade de Amoras, interior de Taquari, foi assunto na sessão da Câmara de Vereadores, na última terça-feira. O presidente da Casa, José Harry (PDT), destacou as datas da consulta popular em relação ao empreendimento e convidou a comunidade a participar.

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) regula a instalação de empreendimentos do ramo e, na noite de ontem, promoveu audiência pública de apresentação do projeto em Taquari. A explanação foi feita de forma on-line, com acesso por link disponibilizado pela Fepam uma hora antes do início da reunião. A Câmara de Vereadores transmitiu a audiência no plenário para possibilitar a participação de taquarienses que não tenham acesso à internet. Ainda é possível manifestar comentários sobre o empreendimento, que devem ser enviados, até 3 de fevereiro, pelo e-mail aterro-taquari@fepam.rs.gov.br.

“Sei que vai ser muito polêmico, mas para algum lugar no mundo o lixo tem que ir”

José Harry falou bastante sobre o empreendimento. Informou que a empresa fez explanação do projeto à Casa, relatando que o aterro deve ter capacidade para recebimento de mil toneladas de lixo por dia. Taquari, segundo o vereador, produz de 2,4 a 3 toneladas por dia, portanto, a empresa deve receber resíduos de diversas cidades do estado.
Ele destacou que foram apresentados relatórios técnicos do impacto ambiental do empreendimento, que deve ficar situado em uma área de 150 hectares em Amoras. Também foram apresentadas estimativas de faturamento e contratação de dezenas de funcionários. O empreendimento é particular.
“Sei que vai ser muito polêmico, mas para algum lugar no mundo o lixo tem que ir e a gente não pode ter a petulância de achar que esse lixo pode estar em tudo que é lugar, menos em Taquari”, opinou José Harry. O vereador também relatou que a empresa deve gerar gás a partir dos resíduos e que a preferência é de dejetos orgânicos, que têm maior capacidade produtiva.

Cobertura da audiência

O jornal participou da audiência pública na noite de ontem, mas o evento acabou após o fechamento desta edição impressa. A cobertura completa será publicada na próxima sexta-feira, 4 de fevereiro.

Hospital solicita R$ 40 mil à Câmara

Um ofício assinado pelo diretor administrativo do Hospital São José, Élcio Callegaro, foi encaminhado à Câmara de Vereadores nesta semana. Através do documento, a direção da instituição solicita auxílio emergencial de R$ 40 mill para manutenção no monobloco do aparelho Arco C, que é utilizado dentro do Bloco Cirúrgico para procedimentos de traumatologia.
O hospital também foi pauta na fala de Luciano Maria (PT) na tribuna. Disse que fez visitas à instituição e parabenizou a equipe de profissionais. Também relatou que está ciente de problemas pontuais. “Temos problemas para resolver e um deles é a pediatria, mas o André está trabalhando para isso. Sei que quando se trata de um filho, é muito preocupante, a gente entra em pânico, mas infelizmente, na nossa região, pediatra está escasso”, disse Luciano.

Suplentes do PT participam da última sessão no cargo de vereador

Integrantes do PT, Luciano Maria e Fabiano da Zeladoria participaram da última sessão como vereadores. Os suplentes assumiram as vagas da Professora Ana Paula e do vereador Luís Porto, que tiraram licença em janeiro de 2022. Luciano participou de quatro sessões e Fabiano, de três.

Centenário do nascimento de Brizola

O sábado, 22 de janeiro, marcou os 100 anos do nascimento de Leonel de Moura Brizola, fundador do PDT, ex-governador do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro. A liderança política de Brizola foi destacada pelo vereador Sérgio Pereira (PDT), que o comparou ao prefeito André Brito. “São parecidos, não sei se o pessoal percebe. A preocupação do André é muito ampla, é geral, mas ele tem uma atenção especial com a área da educação”, opinou Sérgio.

Sem projetos aprovados

O último encontro antes do recesso da Casa não teve projetos na pauta. Em fevereiro, a Câmara está de recesso e não realiza sessões ordinárias, reunindo-se apenas em casos extraordinários, em que haja necessidade de apreciação de projetos em caráter de urgência. Os encontros voltam em março, às 19h30 das terças-feiras e são transmitidos ao vivo pela página do Facebook da Câmara de Taquari.

Correção

Diferente do publicado na edição de 21 de janeiro, o vereador Aldo Gregory é integrante do Progressista (PP).

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ