O Ministério da Saúde divulgou, na segunda-feira, 24 de janeiro, que será prorrogado, por mais 30 dias, o custeio dos leitos de UTI habilitados para tratamento da covid-19, entre eles, os 10 do hospital de Taquari.
Conforme o Ministério, são 14.254 mil leitos de UTI adulto e pediátrico destinados ao tratamento da doença, garantindo a assistência a pacientes que desenvolvam formas graves ou gravíssimas da doença. A medida, conforme o governo, foi definida junto ao Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e de municípios (Conasems). Na mesma nota, o Ministério informou que a renovação será publicada no Diário Oficial da União (DOU) nos próximos dias e que segue monitorando a situação epidemiológica no Brasil e, caso seja necessário, avaliará novas prorrogações. Em todo o país, a Pasta já autorizou mais de 26 mil leitos de UTI Covid adultos e pediátricos, por R$ 16,2 bilhões..
No entanto, até esta quinta-feira, a portaria não havia sido publicada no DOU. Há duas semanas, o governo Federal anunciou que seria encerrado o repasse para custeio das unidades a partir de 1º de fevereiro, conforme noticiado na edição de 21 de janeiro de 2022.
Taquari bate novo recorde de casos ativos de covid-19
A secretaria municipal da Saúde registrou, nesta semana, um novo recorde de casos ativos de covid-19 em Taquari.
Na quarta-feira, 26, foram registrados 416 casos ativos do vírus, ou seja, quando o paciente infectado deve ficar em isolamento porque pode contaminar outras pessoas. Os dados de ontem mostram uma pequena queda em relação à quarta-feira, com 390 pacientes identificados com o vírus ativo. Na quinta-feira, 20 de janeiro, o município registrava 183 casos ativos, o que representa um aumento de 113% em relação a ontem. Na segunda-feira, 24, eram 384 casos ativos.
Ainda conforme dados da quinta-feira, 1.190 pessoas estão sendo monitoradas, o que inclui os pacientes ativos, seus familiares e 20 que aguardam resultado do exame. Taquari registra 5.073 casos de coronavírus, desde o início da pandemia, em março de 2020, sendo 4.607 recuperados e 76 óbitos, sendo o último em 13 de novembro de 2021.
Na UTI Covid-19 do Hospital São José, de Taquari, há seis pessoas internadas, sendo que três não fizeram a vacina. Elas são dos municípios de Arroio do Meio, Encruzilhada do Sul, Estrela, Forquetinha, Vale do Sol e Taquari. A UTI do São José tem 10 leitos habilitados para o tratamento da covid-19.
Mesmo chegando aos números mais altos de taquarienses infectados pela covid-19, a ocupação dos leitos de UTI é baixa.
Administração trabalha na reestruturação dos 10 leitos de UTI
A assessoria de imprensa da Prefeitura de Taquari divulgou que na manhã da quarta-feira, dia 26, o prefeito André Brito e o secretário de Planejamento, Henrique Labres, reuniram-se com a direção do Hospital São José para tratar da reestruturação dos leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Conforme a Prefeitura, será feito um projeto para transformar os atuais leitos de tratamento da covid-19 em UTI convencional, elaborado pelo escritório de arquitetura Freitas&Pesenatto, especializado em obras hospitalares. Após, o projeto deverá ser encaminhado, em 10 dias, para avaliação dos técnicos da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), com sede em Lajeado. O Hospital São José conta com 10 leitos habilitados como UTI, desde junho de 2020, para tratamento de pacientes infectados pelo coronavírus, durante o governo Maneco e André. “Agora, para o projeto de habilitação da UTI Convencional, devemos investir cerca de R$ 1 milhão. Assim, vamos garantir que esses leitos permaneçam atendendo a nossa população e qualificando ainda mais o atendimento do nosso hospital”, destacou o Prefeito André Brito.
Vacinação
As unidades de saúde com sala de vacina estão organizadas por turnos para atender a demanda de aplicação das imunizações. Veja:
Praia e Central – manhã e tarde – covid-19 para 12 anos e mais e vacinas de rotina de crianças e adultos.
Colônia 20 – manhã – vacinas covid-19 em crianças de 5 a 11 anos. -Tarde – vacina covid-19 para 12 anos e mais e vacinas de rotina em crianças e adultos.