Principal / Região / PAVERAMA: Município cumpre etapas para adesão à escola cívico-militar

PAVERAMA: Município cumpre etapas para adesão à escola cívico-militar

A secretaria de Educação de Paverama está cumprindo todas as etapas necessárias para adesão ao programa estadual Escola Cívico-militar. Ainda não há confirmação de que o município seja contemplado, mas a administração municipal estima que consiga implantar o novo projeto na Prudêncio Franklin dos Reis, no Morro Bonito, a partir do próximo ano letivo.

Uma das etapas a serem cumpridas para adesão ao programa, assembleia com os pais, ocorreu no dia 30 de novembro. Segundo o secretário de Educação, Flávio Nirceu Jung, dos cerca de 100 responsáveis por alunos que compareceram no evento, apenas dois foram contra a proposta de escola cívico-militar. “E seguimos recebendo ligações de pais que não puderam comparecer, mas querem assinar a ata como favoráveis”, disse.
Flávio também relatou que, após ser divulgada a busca pela escola cívico-militar, a secretaria de Educação tem recebido muitas ligações de pais que desejam matricular seus filhos no Morro Bonito. “Não podemos fazer essas matrículas em massa, pois temos um limite de até 275 alunos na escola. Hoje, há 242 matriculados, mas já temos projeção da chegada de mais alunos, que vêm das creches e outras instituições que não têm o ensino fundamental completo. Tradicionalmente esses alunos já são encaminhados à Prudêncio, por isso não podemos abrir matrículas para mais estudantes”, explica.
De acordo com o secretário, caso seja implantado o programa, alunos cujos pais não concordem com o modelo cívico-militar têm asseguradas vagas em outras escolas que seguirão no formato tradicional. O mesmo ocorre para professores, que, mediante solicitação, podem ser direcionados a outras instituições. Segundo o secretário, até o momento, três professores discordaram da iniciativa e podem ser realocados em caso de contemplação no Escola Cívico-militar.

A escolha da Prudêncio

Conforme o secretário de Educação, para se candidatar ao programa, a escola precisa ter número mínimo de 90 alunos, ensino fundamental completo, diferenças sociais econômicas, incidentes relativos à indisciplina, entre outros. “A Escola Prudêncio Franklin dos Reis atende aos requisitos e tem uma ótima estrutura, por isso foi a primeira que escolhemos. Temos outras escolas que podem receber o projeto, como a Gonçalina Pinto Vilanova, que precisaria de algumas adaptações no prédio, e a Reinaldo Markus, na Fazenda São José, que, até 2023, vai ter ensino fundamental completo”, relatou Flávio.

As mudanças

Segundo o secretário de Educação, se a escola for contemplada no programa, as atividades em sala de aula continuarão iguais, mas poderá haver algumas alterações na parte da composição das notas, como a substituição da assiduidade (frequência escolar) por questões como a disciplina.
A rotina da escola também deve mudar. Serão três policiais, armados, na monitoria dos alunos, na entrada, saída e intervalo da aula. Eles também podem ser acionados em caso de indisciplina em sala de aula, onde farão orientação.
Ao chegar no educandário, diariamente, os estudantes deverão formar fila indiana e um dos colegas apresenta a turma ao policial, que fará a conferência de uniforme e material escolar. Se tudo estiver certo, os alunos ingressam no educandário, cantam o hino nacional e entram para a sala de aula, onde a turma é apresentada ao professor e realizada oração. Na saída da aula, os estudantes formam fila indiana novamente, cantam o hino e são liberados.
Segundo o secretário, se contemplada pelo programa, a escola terá mudanças no uniforme, que será um modelo de abrigo esportivo militar, na cor da farda de policiais. O uso do uniforme será obrigatório diariamente, e a Prefeitura estuda as formas de acesso dos alunos ao material. Segundo o secretário, a administração projeta adquirir um conjunto por aluno e buscar parceria com a iniciativa privada para a compra de outra muda, além de haver a possibilidade de as roupas serem compradas pelos próprios pais dos alunos.

Além disso, verifique

TRIUNFO: Homem de 47 anos é morto por vários disparos de arma de fogo

A Brigada Militar, através do 5° Batalhão de Polícia Militar (5° BPM), durante a noite ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ