O Pinheiros despede-se do Estadual Juvenil 2021 da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) amanhã, às 15h30min, em duelo contra o Guarani, em Venâncio Aires, válido pela última rodada da primeira fase.
Já sem chances de classificação há duas semanas, o alvi-verde busca, diante do Guarani, a primeira vitória na competição. Na lanterna da chave B, mesmo que vença, o Pinheiros mantém a posição, contudo, dará mais ânimo ao grupo de atletas, que têm outras competições pela frente, como a Liga Encosta da Serra (Lifesa) e a Copa Taquari de Futebol Infantil, agendada para janeiro do próximo ano.
Para o confronto de amanhã, o Pinheiros, do técnico Francisco Precht Bellini, o Chico, não tem desfalques por suspensão, apenas por lesão, os zagueiros Thomas e Henrique e o atacante Joshua. O time que inicia a partida não deve ser muito diferente do que vem atuando nos últimos jogos. A provável escalação tem Pedro; Ígor, Eduardo Alves, Otávio e Cadu; Eduardo Capelão, Rampelotto (Jojô) e João Gabriel; Zé Henrique, Kleyton e Erick (Natanael).
No último final de semana, foi disputada a nona e penúltima rodada da primeira fase do Estadual, quando o Pinheiros folgou. O Internacional, em Alvorada, goleou o Novo Hamburgo por 4 a 0 e confirmou a classificação para a segunda fase como primeiro colocado do grupo B, com 17 pontos. O Novo Hamburgo caiu para o terceiro lugar, com 10 pontos. E em Pelotas, o Progresso venceu o Guarani por 1 a 0, assumindo a segunda colocação da chave, com 13 pontos. Com os resultados, Progresso e Novo Hamburgo lutam, na última rodada, em confronto direto, pela vaga que resta dentro do G2. O duelo entre os dois clubes acontece amanhã, às 15h30min, em Novo Hamburgo. O Progresso depende de um empate. Mesmo em caso de derrota, o Progresso pode assegurar a vaga como um dos melhores terceiros. O Novo Hamburgo precisa da vitória por dois gols de diferença para entrar o G2. Se empatar ou perder, para chegar na segunda fase como um dos melhores terceiros, o Novo Hamburgo torce contra o Guarani diante do Pinheiros e contra o Sul Brasil, de Porto Alegre, e Cruzeiro, de Cachoeirinha, que estão no grupo C.
O Guarani, para chegar na próxima fase, precisa vencer o Pinheiros e torcer para que o Progresso derrote o Novo Hamburgo na última rodada, além de torcer para que Sul Brasil e Cruzeiro, da chave C, não passem dos 11 pontos.