Nesta semana, durante a terça e quarta-feira, o Corpo de Bombeiros de Taquari ministrou um treinamento prático a cerca de 100 professores da rede municipal e estadual de Taquari. O curso atende à Resolução Técnica (RT) 14, que determina treinamento de prevenção e combate a incêndio.
O treinamento incluiu o manuseio e prática de extintores, como utilização, classe de extintores e incêndios, além de atendimento pré-hospitalar, que engloba reanimação cardiopulmonar, controle de fraturas e desmaios, engasgamento e utilização de materiais de atendimento. Segundo o soldado Wilyan Dedonatti, as instruções são voltadas a situações que podem surgir no dia a dia da escola. “Princípios de incêndio na cozinha, lata de lixo, equipamento eletrônico, nada mais complexo que fuja da realidade escolar”, relatou.
O soldado destaca que muitos incêndios de maiores proporções poderiam ser evitados se combatidos nos primeiros segundos. “Tem escolas que ficam 20 quilômetros distantes da corporação. O deslocamento com o caminhão vai levar em torno de 15 a 20 minutos, e um incêndio, nesse tempo, pode se propagar a proporções gigantescas. É importante saber combater da maneira correta”, salienta o bombeiro.
O curso ministrado pela corporação tem validade de dois anos e deve ser renovado, pelos professores, após o período.