A secretaria municipal de Saúde está convocando, para comparecimento no posto, no próximo sábado, todos os 330 moradores do município que estão em atraso com a segunda dose da vacina anticovid-19. Segundo a Prefeitura, há risco de devolução dos imunizantes caso não sejam aplicados.
De acordo com a secretaria, das 8h às 11h30 do dia 23 de outubro, no Posto do Centro, será feita a segunda dose em todos os que estiverem em atraso, não importando o laboratório da vacina. Há imunizantes da Pfizer, Astrazeneca e Coronavac disponíveis. “Todos aqueles que, porventura, estiverem sentindo algum sintoma gripal, devem ligar para o Posto de Saúde no 3761-1113 e falar com o pessoal da sala de vacinação, que eles irão orientar se a pessoa pode ou não fazer a vacina. Lembramos àqueles que não comparecerem no sábado que a dose reservada poderá ser devolvida ao Estado”, alerta o secretário de Saúde, Mauro Filipe de Oliveira.
A secretaria também salienta que o frasco da vacina contra a COVID-19 contém mais de uma dose e deve ser usado em, no máximo, seis horas após ser aberto. Portanto, quando alguém que está agendado falta, a unidade precisa suprir essa ausência para que a dose não seja perdida. Por isso, a importância da comunicação antecipada, caso a pessoa não possa comparecer na data agendada. “Não perdemos nenhuma dose até o momento, graças à eficiência e empenho da equipe de vacinação, mas conforme a vacinação vai chegando em sua reta final, esta cobertura das faltas vai se tornando mais difícil”, destacou a coordenadora do posto de saúde, Cassandra Follmer.
No último sábado, a Prefeitura já havia realizado campanha de vacinação, na qual 265 pessoas foram imunizadas com a segunda dose anticovid-19. Mesmo assim, o número ficou aquém do esperado pela Prefeitura, que ainda busca imunizar todos os 330 com atraso no esquema vacinal.