Principal / Geral / Programador taquariense é reconhecido internacionalmente na área de jogos 2D

Programador taquariense é reconhecido internacionalmente na área de jogos 2D

GERAL - Gamer 01O morador do bairro Praia, Ramon do Rosário Saldanha (foto), 34 anos, está transformando um hobby em sua profissão e fonte de renda.

Apaixonado por Mugen (um software que permite criar seu próprio jogo de luta no computador), o taquariense passou a se interessar por programação e, em 2004, lançou sua primeira criação para jogos 2D, a versão 8 do Z-CharCAD, uma atualização da ferramenta desenvolvida pelo paulista Aziz Vicentini. Ramon não parou por aí e, em 2005, lançou a primeira versão do Fighter Factory, um programa completo e avançado que ficou conhecido pelos adeptos da área no mundo inteiro.
“Os programas que existiam antigamente eram tão simples, que a diferença do Fighter Factory para eles é como comparar o Microsoft Paint com o Adobe Photoshop (editores de imagens). Existem recursos no programa que, segundo alguns criadores, são melhores até do que softwares comerciais”, conta o taquariense.
A aceitação do Fighter Factory foi tamanha, que Ramon inclusive aprendeu a falar inglês a partir do contato com pessoas de diferentes países que aprovaram a ferramenta. “O programa foi um sucesso total em nível mundial, se tornando a referência para edição de conteúdo para Mugen até hoje. A recepção, na época, foi bem surpreendente, principalmente porque do nada comecei a interagir com pessoas do mundo todo”, lembra.
O programa segue em constante atualização, dando suporte para as novas versões do Mugen, e o desenvolvimento contou com colaborações da comunidade dos jogos de luta 2D. Entre os parceiros, Ramon destaca os paulistas Fabiano Reis, programador e quem sugeriu o nome do programa, e Douglas Baldan, designer que segue contribuindo com o taquariense. As criações de Ramon são assinadas com a marca VirtuallTek, a qual o taquariense pretende transformar em empresa futuramente.
O Fighter Factory atualmente é desenvolvido usando um conjunto de ferramentas que não permite o uso comercial (Qt), e a forma de renda do programa é proveniente de um sistema mensal de doações, focado no mercado internacional, em dólar. O site do taquariense é totalmente em inglês e ele relata nunca ter recebido doações de brasileiros. “Hoje, meu maior apoiador é um americano (Tyler Young), que contribui tanto financeiramente quanto testando o programa e reportando bugs (falhas). O domínio desse nicho de mercado me possibilita buscar a exploração comercial sem ter que iniciar do zero. Já construí um nome conhecido nessa área de jogos 2D e é explorando essas oportunidades que surgiram e as que eu mesmo criei que pretendo transformar algo, que iniciou como um hobby e aprendizado, na minha profissão e fonte de renda”, relata.
Desde o ano passado, Ramon dedica-se exclusivamente à atividade de desenvolvedor independente, com suas criações e trabalhos no formato free-lance. Ele tem dois jogos em desenvolvimento e novas ferramentas para criação de games 2D. “Percebi essa oportunidade real de entrar nesse mercado, que pelo menos em termos de jogos de luta 2D meu programa já domina, não seria difícil expandir para outros estilos de jogos”, vislumbra o taquariense.
A marca de Ramon está nas redes sociais Twitter, com o perfil @VirtuallTek; no YouTube, através do canal VirtuallTek Game Studio (https://youtube.com/channel/UCfCV0FNc9N0AxaL6LuGSEXA) e no site (www.virtualltek.com). O Fighter Factory também é amplamente divulgado em comunidades da área e criadores de conteúdo de jogos de luta 2D.

Criações de Ramon Saldanha

Z-CharCAD 8
2004
Fighter Factory
2005
Image Conversor
2005
Virtualltek Installer
2005
Image Conversor 2
2007
Font Factory
2007
AddOn Maker for nLite
2008
AddOn Maker for nLite 2
2009
Image Conversor 3
2009
Fighter Factory Ultimate
2009
Fighter Factory 3
2011
Fighter Factory Studio
2018

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ