A Prefeitura anunciou, em abril deste ano, a aquisição de chromebooks, que são computadores portáteis (notebooks) com o sistema operacional do Google.
Nesta semana, após questionamento do jornal O Fato, a secretaria da Educação disse que iniciou a distribuição dos aparelhos nas escolas. “Não houve atraso, teve o processo normal de treinamento dos gestores e esses equipamentos têm que ser patrimoniados, por serem bens públicos”, informou a assessoria de imprensa da Prefeitura.
Foram investidos R$ 600 mil na aquisição de 300 chromebooks, com recurso referente ao ano de 2021. A entrega está sendo realizada agora, diz a Prefeitura, com o retorno das atividades escolares e cada uma receberá conforme o número de alunos, turmas atendidas e servidores.
Os aparelhos farão parte de uma sala interativa para uso no aprendizado dos estudantes. No primeiro momento, foi realizado um treinamento com os professores e gestores para a familiarização com a nova tecnologia. As salas interativas possibilitarão aos professores montarem aulas com variados recursos e acesso à internet, informou a Prefeitura. “Os chromebooks são parte dos recursos pedagógicos das escolas, assim como outros materiais, e estarão à disposição dos professores. Mas os chromebooks são patrimônios públicos, portanto, devem ser usados no ambiente escolar e destinados ao ensino e qualificação na produção de conteúdos.”