Durante duas semanas, o Mistura Fina cutucou os vereadores de Taquari para falar, principalmente, sobre quem vai comandar a “Casa do Povo” nos anos de 2022, 2023 e 2024, ano em que é realizada a eleição municipal de prefeito e legisladores. Conforme o atual presidente do Legislativo, Luís Porto (PT), o trato inicial entre os membros da casa é de que os partidos com maiores representações, PT e PDT, se revezem no comando. O partido dos trabalhadores é representado também por Leandro Mariante e Ana Paula Arnt. O PDT tem Zé Harry, Macau, Ademir e Sérgio Extinset, o PP, Aldo Gregory, e PSB, Felipinho.
Em entrevista, por telefone, na terça-feira, 18 de maio, o vereador e presidente do PDT de Taquari, Zé Harry, lembrou que, conforme o combinado, o próximo presidente seria do PDT, depois PT e, em 2024, PDT. “Não chegamos a discutir quem são os postulantes a ser presidente da Câmara de Vereadores, mas não descartamos outras possibilidades, todos, os nove, têm condições e, alguns, vontade de ser presidente”, declarou Zé.
Na quarta-feira, Luís Porto falou sobre seus meses de presidência do Legislativo e contribuiu para o debate. Afirmou que ajustou leis, agilizou a votação de projetos para viabilizar a administração municipal, além de diminuir o salário do diretor da casa e remanejo de assessores. Também acrescentou que seu trabalho é voltado para o bem da cidade.
O posicionamento dos vereadores
Após a conversa com o presidente da Câmara, Luís Porto e Zé Harry, o Mistura Fina fez a seguinte pergunta para os membros da Câmara: “Você tem a intenção de ser presidente do Legislativo até 2024. Por quê ? Antes disso, foram questionados sobre as tratativas para a eleição da presidência e suas visões de desenvolvimento sustentável.
Ana Paula
A vereadora Ana Paula Arnt respondeu, na semana passada, que está acompanhando “a excelente gestão do companheiro Luís Porto, que vem alcançando significativa economia aos cofres públicos (…). Economia que é devolvida ao Executivo para que realize obras e ações prioritárias à população taquariense.” Sobre a presidência da Câmara, “seguimos abertos ao diálogo e à disposição para conversar com todas as demais lideranças”, respondeu Ana Paula.
Sérgio
Sérgio Extinset afirmou que a eleição da presidência é uma decisão dos partidos, e que tudo é decidido pelas siglas nesse sentido, “Com votação e negociação.” A posição do vereador é que “tudo que seja positivo para a comunidade, nós vamos apoiar sempre as ações para o coletivo, temos que ver o que é bom para o município, vamos apoiar.” Acrescentou que sim, tem intenção de ser presidente. “Porque estou sempre disposto a novos desafios.”
Ademir
Segundo Ademir Fagundes, o PDT vai participar da presidência. “Mas ainda não há um nome indicado, visto que ainda estamos no início desta legislatura. Vamos decidir no momento oportuno. Quanto aos próximos presidentes , devem fazer sua gestão em parceria com o Executivo, buscando a melhor forma para o desenvolvimento sustentável da cidade.” Em relação à presidência, “essa decisão tomaremos junto ao partido, lembrando que somos quatro vereadores pedetistas”, salientou Ademir.
Felipinho
Conforme Felipinho Reis, os nomes para a presidência ainda não foram “trabalhados”. “Nós temos um acordo que a presidência seja dois anos do PT e dois anos do PDT, nosso mandato vai cumprir esse acordo e, no momento oportuno, quando os vereadores decidirem um nome, nós vamos cumprir o acordo da base. O PSB apoia tanto os dois anos do PDT, quanto os dois anos do PT. “ Na questão do desenvolvimento sustentável, Felipinho avalia que a Câmara tem que se aproximar da administração para todos tirarem as melhores ideias e melhores caminhos para que o município se torne referência em sustentabilidade.” Questionado se esse acordo pode ser quebrado, Felipe diz que de sua parte não. “Se tem algo que eu levo comigo na política é a palavra. Dei minha palavra e , da minha parte, não quebra.”
Aldo
O vereador Aldo disse que estava envolvido com a visita do deputado federal pelo PP, Pedro Westphalen , a Porto Alegre, e que estava correndo para pautas do Legislativo. Sobre a intenção de ser presidente, disse que sim, que tem interesse. “Porque entendo ser uma oportunidade de colocar em prática nossas ideias e visão. Me acho preparado e com conhecimento administrativo para exercer a função.”
Sobre sustentabilidade, Aldo responde: “na minha visão todo administrador tem que ter o foco na sustentabilidade. Deve haver um equilíbrio entre as atividades. Ressalto a questão do lixo: na minha opinião toda cidade ou microrregião deveria ter sua usina de reciclagem. O lixo pode virar lucro”.
Mariante
Na semana passada, Mariante afirmou que a pauta da presidência não foi tratada com ele e que, “presidência é uma particularidade, cada um tem a sua linha”. A respeito do desenvolvimento sustentável, ele imagina uma cidade limpa, bem cuidada, organizada, com oportunidade de emprego, “com crescimento econômico e pessoal, enfim uma cidade bem cuidada.” Lembrou as diretrizes da Organização das Nações Unidas, “desenvolvimento sustentável que tem como objetivo elevar o desenvolvimento do mundo e melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas”. Conforme o vereador, é preciso avançar em políticas públicas alcançáveis em um futuro próximo. “Erradicação da pobreza, agricultura sustentável, saúde e bem- estar, educação de qualidade. Essas, na nossa visão, são ferramentas mais próximas e que precisam de fomento em suas políticas.” Mariante também quer ser presidente do Legislativo. “Pela experiência adquirida nos mandatos anteriores, por nossa formação política e pelo nosso comprometimento com o trabalho.”
Macau
Os mesmos questionamentos foram realizados para vereadora Macau. “Até o momento não tem nada decidido”, afirmou sobre a presidência. “O próximo presidente deverá ficar atento aos projetos de sustentabilidade”. Macau afirmou ontem que não tem interesse em ser presidente do Legislativo.
Uma cena inusitada chamou a atenção na fria manhã da quarta-feira, 19 de maio, por volta das 7h30min. Um homem dormia na área externa do prédio do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), em frente à Lagoa Armênia. Conforme a assessoria de imprensa da Prefeitura, trata-se de um morador de General Câmara que teria passado a noite em Taquari e buscou abrigo no local até voltar para o seu município de origem.
Câmara conta com dois novos assessores
Roger Peterson dos Santos Pereira, 31 anos, e Sandro Forgiarini, 54 anos, estão assessorando os vereadores de Taquari. Conforme o presidente do Legislativo, Luís Porto, houve demissões de assessores e agora o quadro de funcionários está sendo ajustado. “Tem coisas atrasadas, como informações do site, por isso contratei; daqui a pouco as questões podem ser dirigidas a eles”, afirmou.
Necessidade de investimento
A rua Theobaldo Kern, no bairro Colônia 20, ao lado do supermercado Via2, precisa de manutenção urgente. A via, que já apresentava problemas com os buracos e desníveis do paralelepípedo, após obra da Corsan de manutenção da rede de água, piorou bastante. É preciso especial atenção do poder público porque é uma ligação importante entre a região central e os bairros Colônia 20 e Rincão.