O Mistura Fina, nesta semana, foi conhecer a história do Cristo Protetor, através de uma entrevista virtual com a Associação Amigos de Cristo , de Encantado. A ideia de construir o Cristo surgiu a partir de um encontro entre o padre João Granzotto (in memoriam) e Adroaldo Conzatti (in memoriam), em 2015. “Adroaldo ocupava uma das cadeiras da Câmara Municipal de Vereadores. O pároco justificou o projeto , usando o exemplo de Guaporé, que construiu uma estátua de Cristo e viu a fé em sua comunidade ser renovada”, conta a associação.
Quando Adroaldo se elegeu prefeito, em 2016, a ideia consolidou-se, através da união das famílias, líderes, religiosos e empresários, colocando em prática a construção do Cristo Protetor. Em março de 2019, formou-se a Associação de Amigos de Cristo (AACristo), formada por empresário e membros da iniciativa privada, responsáveis por administrar e angariar os recursos relacionados à obra. A entidade sem fins lucrativos segue, desde então, engajada em tornar realidade a construção do Cristo, com a união do trabalho voluntário.
O nome, a obra e o artista
“Cristo Protetor” foi o nome escolhido pelo então prefeito Adroaldo Conzatti e os membros da AACristo e, “genuinamente, vem do termo “oferecer proteção”. A construção foi iniciada em julho de 2019, e o local escolhido, doado pelos proprietários, representa o início da história de Encantado. O Morro das Antenas, próximo à Lagoa da Garibáldi, forneceu a iluminação nos anos de 1930 para que a cidade e sua população pudessem prosperar e evoluir até os dias atuais.
Conforme a AA Cristo, o processo de modelagem do rosto iniciou em setembro de 2020 e levou cerca de três meses para ser concluído. “Depois, foram feitos os braços e as mãos. A estrutura é criada a partir de estruturas metálicas e o acabamento final , com alvenaria em volta , fica a cargo do escultor Markus Moura.” Inicialmente, o trabalho era feito por seu pai, Genésio Moura, o “Ceará”, conhecido por ter confeccionado outras obras como um Cristo Redentor de 18 metros em Sertãozinho (interior de São Paulo) e o Menino da Porteira de 10 metros, em Ouro Fino (Minas Gerais).
Maior estátua do mundo até o momento
O monumento terá um total de 43 metros de altura, sendo que a estátua terá 37 metros de comprimento. Em tamanho total, é o maior do Brasil e o terceiro maior do mundo. Em estátua, ou seja, somente a metragem do corpo, torna–se o maior Cristo do mundo até o momento.
Valor da obra
De acordo com a associação, obra foi orçada em R$ 2 milhões e está sendo realizada com 100% de recursos privados, através de doações de pessoas físicas e de empresas. “Não há emendas ou recursos da Prefeitura, é todo da comunidade. Os arquitetos e engenheiros envolvidos no projeto também atuaram de forma voluntária.
Qualquer pessoa pode realizar uma doação, independente do valor”, orienta a associação.
A comunidade tem a expectativa de que O Cristo Protetor seja mais uma atração turística para Encantado e beneficiará todos os municípios do Vale do Taquari, na esfera regional. Em nível mundial, o projeto alavanca não somente a região, mas Estado e País.
O futuro monumento ficará a cerca de três quilômetros da Lagoa da Garibáldi, em Encantado. Há outros pontos turísticos próximos como o Viaduto 13, em Vespasiano Corrêa, e o Morro Gaúcho, em Arroio do Meio.
Dados
• Altura total do monumento: 43 metros
• Altura da estátua: 37 metros
• Altura do pedestal: 6 metros
• Envergadura dos braços: 36 metros
• Projeto técnico: Marcos Bastian, Márcio Radaelli, Felipe Caio
• Projeto da estrutura metálica: José Luiz Gonçalves
• Apoio na obra: Rafael de Conto
• Planejamento e supervisão: Artur Lopes de Souza
• Construção das estruturas civis: Parecy Construções
• Montagem das estruturas metálicas e escultura: Genésio Moura (Ceará) e o filho, escultor Markus Moura.
Sem carteiras de identidade
O prefeito de Taquari, André Brito, reuniu-se, na quarta-feira, 5 de maio, com representantes do governo do Estado, para resolver a situação do Posto de Identificação do município, onde são confeccionadas as carteiras de identidade. Atualmente, o serviço não está sendo realizado. Nos últimos anos, o posto funcionava dentro da Delegacia, com contribuições da Prefeitura e do Grupo de Apoio à Polícia (GAP). Segundo o prefeito André Brito, o Instituto Geral de Perícias (IGP) está exigindo que o posto de identificação fique localizado na Prefeitura , e que o município ceda dois funcionários concursados para realizar o trabalho. A administração municipal pediu prazo para atender à solicitação e busca que, até o final do ano, através de convênio com o GAP, o posto continue na Delegacia de Polícia.
Em entrevista a O Fato, a delegada de Taquari, Betina Martins Caumo, revelou que o posto permanecerá fechado até celebração de convênio entre a Prefeitura Municipal e o Departamento de Identificação. “Esclareço que a Polícia Civil não é parte nesse convênio. Mais um detalhe: enquanto não for firmado convênio, os munícipes deverão procurar outro posto em cidades vizinhas (Lajeado, Montenegro, Venâncio Aires) para confecção do documento”, disse. Segundo a delegada, inclusive os equipamentos usados até então já foram recolhidos pelo Departamento de Identificação.
Equipe da UTI do São José faz treinamento com cardiologista
O Hospital São José divulgou, nesta semana, que a equipe de enfermeiros e técnicos que atuam na UTI passou, no dia 27 de abril, por um treinamento com o médico cardiologista Raphael Percegona, sócio-diretor da Empresa Hospitalize, de Porto Alegre.
Durante a apresentação, foram abordados temas visando à capacitação em eletrocardiograma e manuseio dos equipamentos, como respiradores, monitores e bombas de infusão, além do controle do uso dos medicamentos. “Essa atividade demonstra o compromisso e a garantia de maior qualidade dessa importante equipe do hospital com os pacientes”, salienta a instituição.