Principal / Geral / Taquari aplicou 81,7% das doses recebidas do imunizante contra a covid-19

Taquari aplicou 81,7% das doses recebidas do imunizante contra a covid-19

Desde o dia 20 de janeiro de 2021, Taquari já recebeu, conforme o vacinômetro da secretaria estadual da Saúde, 8.970 doses da vacina (7.010 da Coronavac e 1.960 da AstraZeneca). Das doses recebidas, 81,7% já foram aplicadas, sendo 5.408 como primeira dose e 1.924, na segunda dose. Em relação ao número de habitantes, 26.838, de acordo com IBGE, são 20,2% de pessoas imunizadas, conforme dados até às 13 horas desta quinta-feira, 22 de abril, disponíveis no site da SES.
No levantamento das doses recebidas e aplicadas, Taquari ocupa a 16ª posição entre os municípios da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), com sede em Lajeado. O primeiro é Ilópolis com a aplicação de 93,6% das doses recebidas, seguido de Doutor Ricardo, com 91,4%.
Paverama tem 77,7% das doses recebidas, aplicadas e, em Fazenda Vilanova, são 70,1%.
Tabaí, que integra a 1ª CRS, com mais de 40 municípios, está com 75,1% das doses recebidas aplicadas.

Baixa procura na faixa dos 60 anos

GERAL - TABELA VACINAÇÃOA unidade de Saúde do Colônia 20 permaneceu aberta, na quarta-feira, 21 de abril, feriado de Tiradentes, para a aplicação da imunização contra a covid-19 em pessoas com 60 anos ou mais. No entanto, nas quatro horas de funcionamento, apenas 10 pessoas estiveram no local.
Nesta semana, o prefeito André Brito (PDT) divulgou que há mais de 200 doses para essa faixa e que todas essas vacinas precisam ser aplicadas na primeira dose. “Só assim vamos ampliar para outras idades e pessoas com comorbidades”, informou.
Taquari está imunizando as pessoas na faixa dos 60 anos, na qual inicia o grupo de risco. Conforme a assessoria de imprensa da Prefeitura, não há definição quantos aos próximos grupos a receberem a vacina, o que será feito pelo Ministério da Saúde. A expectativa é que isso seja divulgado a partir de hoje.

Movimento pela segunda dose

A Prefeitura também tem 680 vacinas a serem aplicadas na segunda dose, agendadas para o sábado. Para atender melhor esse público e evitar aglomerações, os postos do Colônia 20 e Central ficarão abertos, das 13h às 20h, nesta sexta-feira, ampliando o período de atendimento.
A coordenadora da epidemiologia, Andreia Silveira Oliveira, diz que a aplicação da segunda dose está sob controle, porque é feita busca ativa para que compareçam nas unidades de saúde e porque muitas pessoas retornam espontaneamente, “como deve ser”, alerta.
Na manhã de ontem, a movimentação era intensa no Posto Central. A moradora do bairro Coqueiros, Iolanda Duarte, 74 anos, fez a segunda dose do imunizante. Ela diz que se sente mais segura, mas que, mesmo assim, manterá os cuidados. “Só em casa e se cuidando porque do jeito que tá não adianta dizer que fez a segunda e está bem porque não tá”, afirma.
O morador do Bairro Leo Alvim Faller, Argemiro Capitani, 70 anos, também recebeu a segunda dose ontem. “Vou continuar me cuidando”, destaca.

Taquari tem 13 casos ativos de coronavírus

O número de casos ativos de covid-19 em Taquari está em queda há duas semanas. Na quinta-feira, 8 de abril, havia 30 pessoas positivadas para o coronavírus. Na quinta-feira, 15, o número de pessoas que podiam contaminar outras era de 20 e, ontem, estava em 13 casos ativos.
Situação semelhante a essa não era registrada há dois meses. No dia 11 de fevereiro, eram 7 casos ativos da doença. A partir daí, o número de pessoas identificadas com o vírus ativo no organismo começou a se elevar, chegando a 124 em 14 de março de 2021. Há 19 pessoas aguardando o resultado do exame de covid-19, e 71, em monitoramento.
Na Associação Pella Bethânia, que atende idosos, há quase 30 dias não são registrados novos casos da doença. “Graças ao trabalho e às vacinas”, destaca a coordenadora geral, Ana Paulo Genehr. A instituição registrou três óbitos ao longo da pandemia.
Desde 30 de março de 2020, Taquari registra 2.922 casos identificados de coronavírus, com 2.849 recuperados. Na terça-feira, 20 de abril, ocorreu o 60º óbito (desde junho de 2020) decorrente de complicações da covid-19. Uma mulher, com 67 anos, faleceu vítima de complicações provocadas pelo vírus.
A ocupação da UTI covid-19 do Hospital São José também teve queda. Na tarde de ontem, dos 10 leitos disponíveis, seis estavam ocupados, sendo quatro pessoas de Taquari (dois homens e duas mulheres, com idades entre 31 e 61 anos); uma de Sapiranga (mulher, 61 anos) e uma de Arvorezinha (mulher, 62 anos).
Nos leitos clínicos do Hospital São José há três pessoas, todas de Taquari.

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ