Principal / Geral / O Taquaryense adquire máquina para agilizar montagem a tipo no jornal

O Taquaryense adquire máquina para agilizar montagem a tipo no jornal

Depois de um ano em busca de uma linotipo, máquina inventada em 1884 que, à época, revolucionou a imprensa, o gerente e redator de O Taquaryense, Pedro Harry Dias Flores, encontrou o equipamento à venda por uma gráfica de São Paulo. A linotipo chegou a Taquari na sexta-feira, 9 de abril, sendo colocada no jornal pelo telhado com o auxílio de um caminhão munck.

O serviço foi prestado de forma gratuita pela empresa Chico Florestal. A máquina também foi adquirida com colaboração da cooperativa Certaja, empresa OIW e deputado federal Pedro Westphalen, que destinaram valores para pagamento de parte da máquina e do transporte. “Em breve, vamos lançar uma vaquinha virtual para juntarmos os recursos necessários para o restante dos gastos”, informou Pedro Harry. O Taquaryense precisa arrecadar mais R$ 10 mil para custeio de peças, assistência técnica e instalação da máquina.
Com a linotipo, o centenário jornal terá maior agilidade no processo de montagem. “Hoje, o João (responsável pela montagem de O Taquaryense) faz o trabalho manualmente. Ele compõe os textos juntando as letras e espaçando as palavras com a mão, linha por linha. Com a linotipo, o processo muda. Ela tem um teclado na frente, semelhante ao de uma máquina de escrever. À medida que o João for digitando os textos, a máquina irá formando as linhas, em chumbo. Essas linhas poderão ser derretidas na caldeira da máquina após a impressão, que continuará sendo feita na secular rotativa Marinoni”, explicou o gerente do semanário.
O novo equipamento será utilizado para os textos mais extensos da edição, como notícias e artigos. Já os mais curtos, como convites para missa, participações de nascimento e avisos, bem como os títulos de todos os textos, que exigem letras maiores, continuarão sendo montados à mão, tipo a tipo.

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ