O núcleo de acolhimento provisório em Taquari da Fundação de Proteção Especial (FPE), que funciona em local conhecido por Instituto Agrícola Presidente Dutra (IAPD), deve deixar o prédio na zona rural. Nesta semana, a diretoria técnica da instituição confirmou que vislumbra viabilizar outro espaço estrutural, que atenda às necessidades de convivência comunitária para os jovens.
“É importante para o desenvolvimento da população atendida a inserção social às diversas políticas públicas, como educação, saúde, esporte e lazer, o que atualmente é difícil de realizar no local onde o abrigo está sediado, considerado zona rural”, informou a FPE, através de sua assessoria de imprensa. Segundo a instituição, o projeto encontra-se em fase de elaboração. A fundação não informou como ficará o uso e manutenção do atual prédio, em caso de mudança.
A FPE, ligada à secretaria estadual da Justiça, voltou a atuar como casa de acolhimento em Taquari em 20 de abril do ano passado, quando contava com 18 funcionários. A instituição tinha desenvolvido esse trabalho no município até a década de 1980, depois passou a realizar oficinas e trabalhos preventivos com os alunos da Escola Estadual Nossa Senhora da Assunção. As duas instituições funcionam em prédio situado na localidade de Passo do Santa Cruz, interior do município.
A estrutura necessária para a abertura do Núcleo Provisório de Atendimento foi reformada pelos próprios funcionários da instituição, entre 2019 e 2020. A unidade passou a oferecer oito vagas para adolescentes entre 12 e 18 anos, encaminhados pelo Juizado da Infância e da Juventude para execução da medida protetiva de acolhimento institucional. Segundo informações da FPE na abertura do núcleo, o local oferece cuidado e proteção em espaço de desenvolvimento para situações de afastamento dos cuidados familiares, de forma excepcional e provisória, em razão de vulnerabilidade e riscos sociais, como abandono, abusos, maus tratos, negligência ou violências. O serviço é complementar aos municípios da região, ou seja, não atende somente a pessoas de Taquari.