O Conselho Municipal de Educação aprovou, na noite da última quarta-feira, a proposta da Prefeitura de encerramento do ano letivo nas escolas municipais em 15 de janeiro. A data é válida para ensino fundamental e educação infantil. O cronograma prevê exceção apenas para as turmas de 9º ano do ensino fundamental, que tiveram planejamento diferenciado de atividades desde junho, e encerrarão o ano letivo em 18 de dezembro.
“Como esses alunos vão deixar as escolas e todos tinham acesso às atividades e conseguiam acompanhar as aulas, foi possível fazer o planejamento de encerramento em dezembro, para que eles pudessem seguir para o ensino médio em 2021”, explicou a coordenadora de Educação, Ana Paula Arnt.
Não haverá reprovação dos alunos que realizaram as atividades não presenciais, seja por atividade online ou trabalhos realizados na modalidade de busca e entrega. “A avaliação será por parecer descritivo. Entendemos que não há como mensurar nota em trabalhos realizados longe da presença física do professor, mas entendemos a necessidade de um planejamento de reforço para o próximo ano”, informou Ana Paula.
As férias dos professores serão até 16 de fevereiro, quando inicia a capacitação para o próximo ano letivo. Ainda não está definida a data de retorno das aulas em 2021, nem a maneira como ocorrerão. “Trabalhamos com diversas possibilidades, como o retorno em pequenos grupos. Se for o caso, faremos uma avaliação com todos os alunos e veremos os que tiverem maior dificuldade, para iniciarem nesta aula presencial. Sabemos que a presença do professor faz toda a diferença para o aprendizado do aluno”, disse a supervisora pedagógica da secretaria municipal de Educação, Maristel Charão.
A secretaria municipal tem adquirido equipamentos tecnológicos para dar mais recursos aos professores durante as aulas, tanto presenciais quanto a distância. Entre os equipamentos, estão lousas interativas, uma espécie de quadro digital que proporciona a reprodução de imagens, vídeos, entre outros. Todas as escolas receberão as lousas, sendo uma para cada educandário com menor número de alunos, e duas para as escolas maiores. Os professores devem receber capacitação para o uso do equipamento.
No Estado, encerramento também será em janeiro
As escolas da rede estadual também encerrarão o ano letivo na primeira quinzena de janeiro. Segundo informações da 3° Coordenadoria Regional de Educação, os critérios de aprovação devem ser divulgados em portaria estadual, ainda não publicada.