Os dados estatísticos do Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul mostram os índices de aprovação dos candidatos a motorista. Em Taquari, a taxa geral de aprovação, conforme dados até março de 2020, era de 89,5%.
Os melhores desempenhos são dos que buscam a carteira profissional, nas categorias C, D e E. Os dados do site mostram que das 110 provas realizadas entre abril de 2018 e março de 2020, houve aprovação em 98,2% no CFC Taquari. Nas 247 provas para categoria A, de motocicleta, a aprovação é de 96%. E nas 449 para categoria B, de automóvel, o índice é de 74,4%.
A diretora de ensino do CFC Taquari, Niele Aguero Corrêa Rosales, relata que os índices do município já ficaram em sétimo lugar no estado em 2020, conforme boletim divulgado pelo Detran aos Centros de Formação de Condutores. O bom resultado é atribuído à atenção dada pela equipe ao aluno e comprometimento para que ele consiga aprender a conduzir o veículo, evitando riscos e acidentes.
Um dos principais motivos de reprovação da unidade local, que em anos anteriores já foi a baliza, hoje está na falta de pisca, desobediência a placa de pare ou erros de posicionamento durante o percurso. Para a diretora de ensino, as questões são decorrentes de nervosismo dos alunos. “ Os candidatos desenvolvem todas as etapas perfeitamente, mas, quando chega na hora da prova, surge um nervosismo que acaba atrapalhando. Para tentar corrigir essa situação, a gente criou o instrutor avaliador. O aluno faz todas as aulas com o instrutor que escolheu e, numa determinada aula, disponibilizamos outro instrutor, como se fosse um avaliador, para quebrar o gelo de ser sempre a mesma pessoa. Notamos que houve uma melhora no resultado”, contou Niele. Em avaliação recente do CFC Taquari, houve 100% de aprovação nas provas para motorista profissional, 95% para motociclista e 80% na categoria B, para automóveis.
Durante a pandemia do coronavírus, as carteiras de motoristas continuam sendo realizadas. As aulas teóricas são remotas, nos três turnos, através de plataforma online. A presença durante toda a carga horária é obrigatória, e como forma de comprovação, a plataforma realiza o registro de fotos do rosto do aluno aleatoriamente durante a aula. As agendas de provas estão reduzidas, mas são realizadas de forma presencial. As aulas e provas práticas obedecem os protocolos contra o coronavírus, com o uso de máscara, álcool em gel, distanciamento possível e ventilação dos veículos com vidros abertos.
Além disso, verifique
Taquariense morre após cair de prédio em Guaíba
O taquariense André de Souza Machado, 46 anos, faleceu, na manhã da última quarta-feira, dia ...