Na tarde da última terça-feira, o prefeito Maneco assinou, junto ao BRDE e à Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), um contrato no valor de R$ 5 milhões para instalação de sistema de LED, na iluminação pública, com previsão de 2,5 mil luminárias com a nova tecnologia.
Segundo a Prefeitura, este tipo de lâmpada garante mais economia e maior durabilidade. A estimativa é de que a troca do material garanta mais eficácia na iluminação e reduza em até 47% o gasto com iluminação pública, já que , além de consumir menos energia, possui garantia de cinco anos, o que evita manutenção e diminui custos operacionais. “Uma ideia que vinha sendo estudada e trabalhada minuciosamente pela nossa gestão ao longo dos últimos anos, agora sai da teoria para a prática e se torna realidade. E não vai parar por aí, pois estamos alinhando um projeto luminotécnico para as praças, e um especial para a nossa Lagoa Armênia”, afirmou o prefeito Maneco.
As lâmpadas devem começar a ser instaladas ainda em 2020. Na próxima semana, a Prefeitura publicará edital para contratação de empresa especializada no sistema. O investimento é feito através de financiamento, aprovado pela Câmara de Vereadores, que deve ser pago com recursos arrecadados através da taxa de iluminação pública, cobrada junto às contas de energia elétrica no município.
Segundo a administração municipal, atualmente, o gasto com o pagamento de faturas de energia elétrica e manutenção da rede de iluminação pública anualmente é superior a R$ 1 milhão.