Na quarta reportagem da série “Como volta o seu clube”, o jornal O Fato mostra como está o São José, que, dos quatro clubes da Copa Zanc que já foram campeões do Municipal, é o que está na fila há mais tempo. Sem conquistar o Municipal na categoria principal desde 2006, o Zequinha, pra quebrar o jejum de 14 anos, trouxe a base que ficou com o título nas últimas duas edições do certame, em 2016, pelo Avenida, e 2019, pelo Parque do Meio.
O objetivo para 2020 no São José é um só: o título. E, para isso, a direção não poupou esforços, montando um elenco de respeito, base dos times campeões do Avenida, em 2016, e do Parque do Meio, em 2019.
Conforme o presidente do clube, Carlos Alexandre dos Santos, o Xandi, a expectativa para o retorno da Copa Zanc é grande. “Estamos ansiosos, todos aqui, no clube. A esperança é de que, agora, em setembro, retorne, mas claro, primeiro, precisamos esperar passar essa pandemia, que complicou tudo.”
Assim como os demais clubes, o São José também não mexeu nas suas comissões técnicas e, mesmo tendo a possibilidade de trocar um nome na lista de 23 atletas da categoria principal, não fará uso desse benefício.
Quanto a alguma mudança na estratégia na vinda de estrangeiros, devido à crise gerada pelo coronavírus, Xandi afirmou que a pandemia atrapalhou os planos do clube, o que deve impactar dentro e fora de campo. “Com a pandemia, acredito que perdemos cerca de 40% dos nossos patrocínios. Com isso, agora, não vamos poder trazer todos os estrangeiros. Algum, com certeza, virá, mas não todos, pois geram uma grande despesa.” Questionado se o clube já tinha pensado quais dos estrangeiros o clube iria trazer, Xandi afirmou que isso ainda não está decidido, o que será feito mais perto do retorno da competição.
O elenco
Após a péssima campanha na Copa Zanc 2019, quando encerrou em último, com cinco derrotas em seis partidas, a direção fez uma reformulação total no elenco. Para se ter uma ideia do tamanho das mudanças, dos 20 atletas inscritos no 1º Quadro em 2019, apenas dois permanecem no Zequinha, o volante Heitor e o ala Prisco. No mais, para acabar com o jejum de títulos na categoria principal, o São José terá em campo uma base vitoriosa, acostumada a conquistar o Municipal, como o goleiro Leo Cruz, os alas Chiquinho e Casanova, os zagueiros Maciel Lautert, João Pedro e Thiago Machado, os volantes Piba e Paulinho e o atacante Capelão, além do meia Paulo Mateus, primeiro estrangeiro do time. As novidades locais do grupo são o goleiro Duda, ex-Taquariense, o ala Andrei Machado, de Tabaí, e o meia Mosca e o zagueiro Wágner Regner, ambos ex-Colorado. Além de Paulo Mateus, o São José terá outros sete estrangeiros, todos atletas experientes e com nome de peso, como os atacantes Jean, campeão com o Avenida em 2016 e artilheiro do Taquariense no Regional Certel/Sicredi no ano passado, Collares e Diogo, ambos de Canoas, e Dari, de Teutônia, Tuta, de Esteio, além dos meias Lucas, também de Esteio, e Lelinho, de Montenegro.
O comando técnico do time continua com Narciso Costa, responsável pelas últimas duas conquistas do clube na categoria 1º Quadro, em 2002 e 2006, e campeão também com o Avenida, em 2016 e Parque do Meio, em 2019.
Ao contrário da categoria principal, o Segundinho do São José mudou pouco, até porque o grupo de 2019 fez uma campanha irrepreensível e foi campeão invicto da categoria, com um empate e sete vitórias consecutivas. Destaques daquela campanha permanecem no Seloí Lang, como o goleiro Leo Fazenda, os zagueiros Bibi, Coquinho e Deivid, o volante Israel, os meias Dunho e Inácio e o atacante Ferefeto. O técnico será Carlos Alexandre dos Santos, o Xandi, que já esteve à frente do time nas últimas competições e que, em 2020, vai dividir as tarefas de técnico e de presidente.
As últimas campanhas
Dos quatro clubes que já foram campeões de Municipal e que disputam da Copa Zanc, o São José é o que está há mais tempo sem levantar a taça. Lá se vão 14 desde a última conquista, em 2006, válido pelo campeonato de 2005. Nos últimos 14 certames, além dos títulos de 2002, sobre o Juventude, e 2006, sobre o Avenida, o Zequinha ficou com o vice em cinco oportunidades, em 2003, 2008, 2009, 2013 e 2015. No ano passado, o São José terminou com a pior campanha entre os quatro clubes da Copa Zanc. Em seis jogos, foram cinco derrotas e apenas uma vitória.
Se na categoria 1º Quadro o São José tenta acabar com um jejum, no Segundinho o Zequinha defende o título, conquistado em 2019 em cima do Taquariense, numa campanha irrepreensível, com um empate e sete vitórias consecutivas. Antes disso, o São José havia ficado com o vice em 2003, quando perdeu para o Juventude, e em 2010, quando foi superado pelo Avenida. Além do título do ano passado, o São José, no Segundinho, foi campeão do Municipal em 1993 e 2001.
A estreia
Na estreia da Copa Zanc, no dia 15 de março, o São José, no estádio Martins, no Leo Alvim Faller, ficou no empate em 0 a 0 com o Colorado nas duas categorias. Na categoria 1º Quadro, Narciso Costa escalou o time com Duda; Piba, Thiago Machado, Heitor e Lucas Prisco; Paulinho, João Pedro, Lelinho e Lucas Maciel; Tuta e Jean.
No Segundinho, Xandi Santos iniciou a partida com o Colorado com Mateus; Bruno Lang, Coquinho, Deivid e João Vítor; Bibi, Israel, Dunho e Inácio; Ferefeto e Patrick.
Na reabertura da Copa Zanc, no dia 6, o São José, em casa, faz o clássico do Rincão contra o Juventude. No dia 13, pela terceira rodada, enfrenta o Flamengo, outra vez no Seloí Lang. Na quarta rodada, no dia 20, na terceira partida consecutiva em casa, o Zequinha encara o Taquariense. No dia 27, no encerramento do turno, o São José folga.
SÃO JOSÉ 1º QUADRO
GOLEIROS
Leo Cruz
Duda
ZAGUEIROS
Maciel Lautert
Thiago Machado
Wágner Regner
LATERAIS
Chico
Casanova
Piba
Andrei
Prisco
VOLANTES
Heitor
Paulinho
João Pedro
MEIAS
Mosca
Paulo Matheus*
Lucas*
Lelinho*
ATACANTES
Capelão
Jean*
Colares*
Tuta*
Diogo*
Dari*
* Estrangeiros
SÃO JOSÉ 2º QUADRO
GOLEIROS
Leo Fazenda
Guilherme Minuto
ZAGUEIROS
Bibi
Coquinho
Deivid
Daniel Willian
Mateus Martins
LATERAIS
Bruno Lang
Patrick Vargas
Matheus Machado
Luís Gustavo
VOLANTES
Israel
Thales Espinoza
Gustavo
MEIAS
Dudu Porto
Inácio
Dunho
Cauan Porto
João Vítor
Victor
ATACANTES
Ferefeto
Marlon
Tauan
Thales Machado
Fogão