Viver em uma localidade abandonada pelo poder público, isso é o que está ocorrendo com os moradores da Beira do Rio.
O soldador Nalcimar Pinto de Oliveira, 58 anos, é morador da localidade, e, segundo ele, não tem mais como andar na via. “O que tem de buraco eu acho um absurdo. Alguém tem que ser responsável, acho um absurdo ninguém querer pegar a responsabilidade de arrumar. Alguém tem que assumir, se não daqui uns dias não dará mais para andar”, diz Oliveira.
O agricultor Josias Miranda Araújo, 54 anos, não está nem um pouco satisfeito com a falta de manutenção da estrada. “Não tem moto que aguente, não há carro que aguente. Trafegar nesta estrada aí, só de carroça. É brincadeira deixar isso correr, é uma falta de respeito com o pessoal que mora aqui. Logo vem a safra do arroz e quem vai querer puxar o arroz nestas estradadas aí?” Para o agricultor, o Daer ou a Prefeitura devem tomar alguma providência. Ele acrescentou que as pontes da estrada também precisam de manutenção.
Além de ouvir os agricultores, O Fato também percorreu a localidade e encontrou buracos enormes que tomam conta da estrada de cerca de dez quilômetros, ligando os municípios de Taquari e Bom Retiro do Sul.
O impasse
Até 2017, a prefeitura de Taquari realizava a manutenção da via. Em entrevista a O Fato em janeiro de 2019, o prefeito Emanuel Hassen de Jesus relatou que a administração realizava os reparos na estrada há muitos anos, mas que ela era de âmbito estadual e que o Departamento Autônomo de Estrada de Rodagens (Daer) havia proposto uma parceria para manutenção do local. Na época, a prefeitura cedeu material e o Daer realizou o serviço com funcionários e maquinários do departamento, ligado ao Governo Estadual.
A partir desse serviço, o Daer passou a realizar a manutenção da via. A última foi em abril de 2019, quando O Fato fotografou uma patrola e um operador de máquinas do Daer trabalhando na estrada da Beira do Rio.
A situação entre Prefeitura e Daer não se resolveu ainda. O prefeito Emanuel Hassen de Jesus enviou ao departamento, no dia 16 de janeiro, um ofício solicitando a manutenção da estrada da Beira do Rio e também pedindo uma cópia da documentação da contratação da última manutenção feita na estrada. Na terça-feira, 21 de janeiro, o prefeito disse que ainda não teve resposta do ofício.