Principal / Geral / Taquari registra aumento de 60% nos casos de sífilis neste ano

Taquari registra aumento de 60% nos casos de sífilis neste ano

Embora o ano de 2019 ainda não tenha encerrado, os casos de sífilis no município superam o número de 2018. A secretaria municipal da Saúde registra 19 neste ano, sendo a maioria entre homens, enquanto que no ano passado foram 12 casos, um aumento de 60%. Como o ano não encerrou, o número de casos pode aumentar. Em 2017, foram 23 casos. O dado não considera as gestantes, com cinco casos em 2019, três casos em 2018 e cinco casos em 2017, nem os congênitos. Neste último, são dois em 2019, um em 2018 e cinco em 2017.

A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível causada pela bactéria treponema pallidum. Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária).
A médica ginecologista/obstetra do Posto Central, Juliane Oliveira Kern, explica que o contágio acontece, mais comumente, por relação sexual, por contato com secreção e congênita, ou seja, passando de mãe para o bebê durante a gestação.
Ela explica que, a princípio, no primeiro mês, a bactéria pode ficar incubada e não apresentar sintomas. Após pode surgir úlcera na região genital, sem dor e sem secreção, que fica por um tempo e desaparece, mesmo sem o tratamento. Podem surgir, no segundo estágio, manchas na palma da mão, como se fossem pequenas feridas, nos braços e tronco. “A pessoa pode ficar por anos sem sintomas mas ter a sífilis e, dali a pouco, aparece a terciária, que é um transtorno que afeta os neurônios, com sequelas de locomoção, e pode levar a pessoa a óbito.
O diagnóstico pode ser feito com o exame físico. Mas é mais comum através do exame de sangue e o tratamento é feito com penicilina, a Benzetacil.
Para evitar a doença, o recomendado é a abstinência sexual ou o uso do preservativo, que diminui a chance de ter a doença.
Nos casos de sífilis congênita, a mãe faz o tratamento e é acompanhada. Para o bebê que não foi tratado durante a gestação, explica a médica, o tratamento é sofrido porque fica um mês recebendo penicilina na veia e fazendo punção lombar e pode ter complicações, como retardo mental e má formação dos dentes, entre outros.
A coordenadora da atenção básica, enfermeira Andreia Oliveira, explica que os testes rápidos estão disponíveis nos postos do município para qualquer pessoa. Caso o resultado seja positivo, a pessoa é encaminhada para outra unidade. “É uma picada no dedo, como se fosse um teste de glicose, que detecta na mesma gotinha Hepatite B e C, Sífilis e HIV. É super sigiloso e o resultado sai em 30 minutos. Caso o teste dê positivo, a pessoa é encaminhada para o serviço de referência”, explica a enfermeira.
Ela destaca a importância da prevenção. “As mulheres têm que se colocar como responsáveis pela sua vida e o seu corpo. A opção da camisinha também é delas. Não existe outro mecanismo que não seja confiável para pegar estas doenças, ainda é a camisinha. Mas quem diz o sim ou o não, também é a mulher”.
No dia 21 de dezembro, amanhã, para marcar o Dezembro Vermelho – para prevenção das Doença Sexualmente Transmissível (DSTs), o Posto Central estará aberto das 8h às 12horas, para a realização de testes rápidos de detecção de hepatite B e C, sífilis e HIV. Haverá quatro salas para atendimento da demanda. O resultado será disponibilizado na hora.

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ