Principal / Geral / Domingo é dia de escolher os próximos conselheiros tutelares

Domingo é dia de escolher os próximos conselheiros tutelares

Os eleitores inscritos em Taquari vão às urnas no próximo domingo, 6 de outubro, para definir a nova composição do Conselho Tutelar, gestão 2020/2024. Serão eleitos cinco candidatos e cinco suplentes.
Este é o segundo ano que a escolha ocorre através do voto direto da população. Antes, só podiam votar representantes de empresas e entidades que integravam um fórum. Agora as pessoas têm a oportunidade de escolher quem trabalhará na proteção e na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. “Para se colocar nesse trabalho, tem que ter muita dedicação, muita vontade, conhecimento de lei. É uma responsabilidade muito grande. O conselheiro tutelar é o guardião das crianças e adolescentes do município na defesa dos direitos e dos deveres. Ele não poderá estar ali somente pelo salário que vai ganhar. É quase que uma missão, não é um simples emprego”, explica a presidente do Conselho Municipal do Direitos da Criança e do Adolescentes (Comdica), Nilvana Lazzarini Machado.
A votação inicia às 8horas e ocorrerá no Instituto Estadual de Educação Pereira Coruja, no Centro. Serão utilizadas 10 urnas eletrônicas – distribuídas entre o ginásio de esportes, prédio principal e do curso de aplicação – e os eleitores separados pela ordem alfabética (veja listagem ao lado). Em frente ao instituto, haverá uma equipe da comissão organizadora da eleição orientando sobre a localização da urna do eleitor. Estão aptos a votar, pessoas acima de 16 anos, com domicílio eleitoral em Taquari, inscritas até 7 de julho de 2019. Quem não tiver seu nome constando na lista de votação, não poderá votar. O eleitor poderá votar em até cinco candidatos e a ordem não interfere no resultado.
Os 13 candidatos às vagas de Taquari passaram por duas etapas avaliativas antes de chegar na eleição. Na inscrição como candidato, que ocorreu em maio, eles precisaram provar que tinham experiência, mínima, de dois anos (nos últimos 10 anos) em atividades com criança e adolescente. Após a homologação da candidatura, passaram por uma avaliação escrita, com questões de legislação e conhecimento específico, português e informática. Os que passaram nesta etapa, seguiram para a eleição, que ocorre neste domingo, com voto facultativo. Ou seja, quem não votar não terá qualquer penalidade ou multa. O integrante da Comissão Eleitoral Especial, Cássio Reis, destaca a importância “Independente de ter uma pessoa conhecida (como candidato), estamos escolhendo um conselheiro tutelar para um jovem, um adolescente, uma criança da nossa cidade. Tem que fazer uso desse direito de ir lá”, destaca. A Comissão Eleitoral Especial estima que, se não tiver longas filas, uma hora após o fechamento das urnas o resultado será divulgado.

Comissão recebeu denúncias de propaganda irregular

A Comissão Eleitoral Especial recebeu, nas últimas semanas, quatro comunicados relacionadas à propaganda irregular e chamou os candidatos, que tinham até a quarta-feira, 2, a prestarem esclarecimentos. A campanha dos candidatos ao Conselho Tutelar encerrou na quarta-feira. Eles tiveram 30 dias para, além de solicitar o voto, mobilizar o eleitor a comparecer na votação. Na campanha deste ano, era permitida, basicamente, a propaganda nas redes sociais (não podendo ser paga), visitas, além de adesivos em automóveis. Cada candidatura era individual, não podendo fazer campanha em conjunto.

A VOTAÇÃO

QUANDO: domingo, 6 de outubro.
HORÁRIO: das 8h às 17horas.
LOCAL: Instituto Estadual de Educação Pereira Coruja, Centro.
QUEM PODE VOTAR: pessoas acima de 16 anos, com domicílio eleitoral em Taquari, inscritos até 7 de julho de 2019.
O QUE LEVAR: Título de Eleitor e Documento de Identificação com foto.
URNA DE VOTAÇÃO – Uma equipe da comissão estará no local orientando os eleitores.
PRIORIDADES NA VOTAÇÃO: os membros da Comissão Eleitoral Especial; os candidatos; eleitores com mais de 60 anos, tendo prioridade absoluta sobre todos os demais os maiores de 80anos; enfermos, pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida e gestantes, lactantes e pessoas acompanhadas de criança de colo.

COMO VOTAR

Em Taquari, cada eleitor poderá votar em até cinco candidatos (veja a regra da sua cidade).
Após a identificação junto à mesa, a urna será liberada. Cada candidato é identificado por um número com dois dígitos.
O eleitor terá que teclar o número correspondente ao candidato desejado e confirmar (tecla VERDE). Como é possível votar em até cinco pessoas, o processo – “número do candidato + tecla VERDE” deverá ser realizado cinco vezes. Caso o eleitor não queira votar em cinco pessoas, terá que completar os espaços restantes, digitando as teclas BRANCO e VERDE (para confirmar).

Seções eleitorais

No ginásio de esportes da escola
Seção 1
Eleitores com Letra A
Seção 2
Eleitores com Letra A – B – C – D
Seção 3
Eleitores com Letra D – E
Seção 4
Eleitores com Letra
E – F – G – H – I – J
Prédio central
Seção 5
Eleitores com Letra J
Seção 6
Eleitores com Letra J – K – L – M
Seção 7
Eleitores com Letra M
Prédio do curso de aplicação
Seção 8
Eleitores com Letra M – N – O – P
Seção 9
Eleitores com Letra P – Q – R – S
Seção 10
Eleitores com Letra
S – T – U – V – W – X – Y – Z

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ