O Taquariense confirmou a melhor campanha da sua história na primeira fase do Regional Certel/Sicredi da categoria Titulares com uma vitória tranquila e sem sustos por 2 a 0 sobre o Assespe, de Venâncio Aires, no último domingo, no estádio Marques da Cunha. Com o resultado, o alvi-azul confirmou a segunda melhor campanha do ranking geral e, na próxima fase, terá pela frente o Ecas, de Imigrante. Já o Colorado deu adeus ao Regional sendo goleado por 6 a 0 pelo Canarinho, em Cruzeiro do Sul, despendindo-se do certame com a segunda pior campanha.
Vindo de derrota por goleada para o Colorado, o Taquariense entrou em campo precisando dos três pontos para garantir o primeiro lugar do grupo A e para permanecer entre os três primeiros do ranking. E diante de um Assespe também já classificado, mais preocupado em não levar cartões do que fazer gols, o Taquariense teve uma vitória tranquila e sem sustos, mesmo com desfalques importantes, como o zagueiro João Pedro, o meia Luan e o atacante Buda.
Prejudicado, mais uma vez, pelo gramado pesado do Marques da Cunha, o Taquariense foi superior durante toda a partida, sempre jogando no campo do Assespe. Tudo ficou melhor para o alvi-azul aos 20 minutos, quando Bruno Costa recebeu na entrada da área, chutou rasteiro e o goleiro Mateus aceitou, 1 a 0 Taquariense.
Na etapa final, o Taquariense continuou melhor no jogo e, logo aos três minutos, ampliou o escore. Eninho cruzou da esquerda, Bruno Costa passou em branco e Jean ficou com a sobra. O artilheiro do Taquariense e do Regional, com seis gols, encheu o pé e estufou as redes, 2 a 0 Taquariense.
Logo em seguida, o Assespe teve boa chance na finalização do atacante Evandro, mas Maciel salvou. E aos 25, num veloz contra-ataque, Bruno Nunes fugiu em velocidade, cruzou e Jean acertou o travessão.
Com o placar, o alvi-azul foi aos 13 pontos, garantiu o primeiro lugar isolado do grupo A e o segundo do ranking, com a mesma pontuação do Santo André, de Lajeado, primeiro, mas com disciplina inferior. O Assespe, encerrou em terceiro na chave A e com o 11º lugar do ranking geral.
Com goleiro improvisado e com apenas 11 atletas, Colorado é goleado pelo Canarinho e dá adeus ao Regional
O Colorado foi a Cruzeiro do Sul com a difícil missão de derrotar o bom time do Canarinho para se classificar para os mata-matas. Porém, com Rolim improvisado no gol e sendo obrigado a usar outros três atletas que atuaram pela Aspirantes para completar os 11 para iniciar a partida, o Colorado não conseguiu segurar o ímpeto dos donos da casa, que abriram o placar cedo, com Dimitri. Aos 30 minutos da primeira etapa, o clube do Leo Alvim Faller ainda perdeu Diecei e Birinha, lesionados. Sem suplentes, o Colorado continuou a partida com apenas nove em campo. Com isso, o Canarinho se aproveitou e aplicou a goleada de 6 a 0, gols de Dimitri, em mais uma oportunidade, Everton, três vezes, e Guilherme Eckert.
Com a derrota, a quarta em seis partidas, o Colorado deu adeus às chances de chegar na segunda fase, encerrou com a quarta colocação do grupo A, com quatro pontos, e com a penúltima colocação entre os 20 clubes do Regional. O Canarinho, por sua vez, confirmou o segundo lugar da chave e a quinta colocação do ranking geral, com 10 pontos.
Mata-matas iniciam no domingo e Taquariense recebe o Ecas, de Imigrante
Neste domingo, às 16h, no estádio Marques da Cunha, o Taquariense inicia a fase de mata-mata do Regional Certel/Sicredi da categoria Titulares contra o Ecas, de Imigrante.
Com uma campanha irrepreensível na primeira fase, o Taquariense chega nos mata-matas como um dos favoritos, porém, devido à disciplina, terá que decidir na casa do Ecas, na partida de volta. Nesta fase, não há saldo de gols para desempate e o alvi-azul, por ter melhor campanha, joga por dois empates. Se houver uma vitória para cada lado ao final das duas partidas, independentemente do placar, a decisão vai para as penalidades.
Para esta importante partida, o Taquariense do técnico Antônio Carlos Praia Vilanova Júnior, o Juninho, não deve ter, pela quarta vez, o atacante Buda, que só deve voltar ao time no segundo jogo diante do Ecas. O volante Paulinho, o meia Luan e os zagueiros Allan e João Pedro, que não entraram em campo no último domingo, devem estar à disposição. O volante Lucas, que saiu lesionado contra o Assespe, também deve estar em campo. Com isso, a provável escalação é Maciel (Duda); Lunardo, Andrei (João Pedro), Pixena (Andrei) e Eninho (Dani); Paulinho, Lucas (João Pedro), Bruno Costa e Bruno Nunes; Buda e Jean.
O Ecas, que conseguiu a classificação somente como o quarto colocado de melhor campanha, com o 15º lugar do ranking geral, é conhecido do Taquariense. Inclusive, o time de Imigrante enfrentou o alvi-azul na segunda fase do Regional de 2017. Naquele ano, foi um empate em 1 a 1 em Taquari e 2 a 2 em Imigrante. Como tinha melhor campanha, o Ecas avançou diretamente e o Taquariense conseguiu a classificação como um dos eliminados de melhor campanha. Naquela temporada, o Ecas encerrou com a quinta colocação, enquanto o Taquariense, com o 16º lugar, sendo eliminado pelo União Carneiros, de Lajeado.
Em 2019, a campanha do Ecas não é das melhores. Mesmo podendo inscrever oito estrangeiros, o Ecas não utilizou todos juntos na primeira fase, o que promete fazer agora, nos mata-matas. O ataque marcou apenas quatro gols, enquanto a defesa vazou nove vezes. Em seis partidas, O Ecas obteve uma vitória, na última rodada, por 1 a 0 no Rui Barbosa, de Arroio do Meio, em casa, três empates e duas derrotas.
Por sua vez, o Taquariense, nas mesmas seis partidas, obteve quatro vitórias, um empate e uma derrota. O ataque marcou 15 vezes, sendo o terceiro mais efetivo, e a defesa sofreu 12 gols, sendo a quarta mais vazada.
Tá faltando público
Uma das queixas dos dirigentes do Taquariense é a falta de público nos jogos do clube, que faz uma campanha irrepreensível e de destaque no Regional Certel/Sicredi. No último domingo, não chegou a 100 pagantes. Por isso, neste domingo, a direção convoca o torcedor alvi-azul para empurrar o time contra o Ecas. O ingresso custa R$ 5.
7ª RODADA
CHAVE A
Canarinho 6 x 0 COLORADO
TAQUARIENSE 2 x 0 Assespe
CHAVE B
7 de Setembro – AM 0 x 3 Flor de Maio
Ecas 1 x 0 Rui Barbosa
CHAVE C
Ouro Verde 1 x 1 7 de Setembro – CAP
Atlântico 1 x 0 Cruzeiro
CHAVE D
Palanque 0 x 0 Estudiantes
Fluminense 1 x 2 Rudibar
CHAVE E
Santo André 5 x 0 Imigrante
Juventude 1 x 2 Boavistense
OITAVAS DE FINAL
Ouro Verde (16º) x (1º) Santo André
TAQUARIENSE (2º) x Ecas (15º)
Boavistense (3º) x (14º) 7 de Set. – AM
Rudibar (13º) x (4º) Flor de Maio
Juventude – W (12º) x (5º) Canarinho
Fluminense (6º) x (11º) Assespe
Atlântico (7º) x (10º) Rui Barbosa
Cruzeiro (9º) x (8º) Palanque