Formado na Pinheiros/Duttra e no Esporte Clube Pinheiros, o meio-campista Pedro Haetinger, 20 anos, alçou um voo mais alto na sua carreira de jogador de futebol. Atrás do sonho de viver profissionalmente do esporte, sem deixar de lado os estudos, ele está nos Estados Unidos, onde vai estudar e disputar a Liga Americana Universitária de Futebol.
Residindo em Miami, na Flórida, Estados Unidos, desde o início de setembro, Pepê ainda não entrou em campo pelo seu time, o Florida National University Men’s Soccer, equipe que disputa a Liga Americana Universitária de Futebol, pois ainda resolve algumas questões burocráticas. Mesmo assim, antes disso, Pepê já está engajado nos estudos na universidade de mesmo nome, fazendo o curso de Administração de Empresas.
Com passagens por clubes como 7 de Setembro, de Arroio do Meio, Fragata, de Pelotas, Lajeadense, de Lajeado, Cruzeiro, de Santiago, e Novo Hamburgo, onde atuava até agosto deste ano, de acordo com Pepê, a oportunidade de estudar e atuar nos Estados Unidos surgiu há quatro anos. “Uma empresa que gerencia carreira de atletas e encaminha jogadores para o exterior me ligou e me fez propostas, porém, achei que não era o momento de vir e decidi ficar no Brasil. Esse ano fui indicado por amigos para uma universidade americana e, pelo meu vídeo de melhores momentos, fui aceito e ganhei uma bolsa esportiva”.
Pepê conta que divide um apartamento, custeado pela Florida National University, com três argentinos, também atletas.
E em período de adapatação, Pepê encontra algumas dificuldades, naturais de quem muda de país. “Tenho algumas dificuldades que variam um pouco. No início tudo acaba sendo um pouco complicado, desde o idioma até à cultura. Miami também é muito grande, mas são coisas que fazem parte da evolução e do meu sonho. Então, está tudo tranquilo”.
Pepê afirma que a sua intenção é permanecer nos Estados Unidos por cinco anos, tempo do seu curso, e traça suas metas por lá. “Meus objetivos nos Estados Unidos são o total domínio do idioma, minha formação acadêmica em uma universidade americana e também a profissionalização no futebol, que é algo que me proporciona e proporcionou muitas coisas até hoje, o principal motivo e aliado da minha vinda para cá”.
Pepê é filho de Cristiano Haetinger e Josiane Aparecida de Jesus Matias Haetinger.