Na categoria Aspirantes do Regional Certel/Sicredi, Colorado e Taquariense trocaram de posições na classificação. Com a surpreendente vitória por 2 a 0 sobre o Colorado, no último domingo, em pleno estádio Martins, o Taquariense saiu da lanterna para a vice-liderança do grupo A e, de quebra, garantiu a sua vaga na fase de mata-matas restando uma rodada. Por sua vez, o Colorado, com o tropeço em casa, caiu da vice-liderança para a lanterna do grupo. Mesmo assim, se a fase encerrasse hoje, o clube do Leo Alvim Faller também estaria classificado como o quarto colocado de melhor campanha.
Colorado e Taquariense entraram em campo buscando os três pontos para encaminhar a classificação para os mata-matas. Jogando em casa e em melhor colocação na tabela, o Colorado, até pelo encaixe que teve no empate com o Assespe, na rodada anterior, era o favorito da partida. Mas o Taquariense foi para o clássico disposto a sair de campo com os três pontos e a vaga na próxima fase na mão.
No primeiro tempo, o jogo foi truncado, com muita marcação e pouquíssima inspiração. O Colorado chegou primeiro e, aos 20 minutos, teve um gol anulado. Após escanteio, Joninhas pegou o rebote e chutou no ângulo de Willian. Porém, a arbitragem marcou uma falta em Patrick Lima na origem do lance. Na sequência, aos 25 minutos, Denílson invadiu a área, Almir deu um carrinho, pegou a bola e o adversário e o árbitro marcou pênalti. Na cobrança, Ronald bateu fraco e Willian defendeu, salvando o Taquariense.
Após este lance, o jogo ficou mais franco e o Taquariense respondeu aos 31, quando, num contra-golpe, Hígor fez jogada em velocidade e tocou em Ricardo. O atacante chutou e a bola iria no canto, mas Bibi salvou o Colorado. Aos 36, Rômulo cruzou, Ricardo subiu mais alto do que Renan e cabeceou para fora. E aos 42, Ronald dominou no peito e, de perna esquerda, chutou cruzado, mas parou em Willian, que desviou para escanteio.
Segundo tempo de efetividade do Taquariense
No segundo tempo, o Taquariense foi efetivo e construiu o placar da vitória. Logo aos 16 segundos, Hígor recebeu em velocidade pela direita, o goleiro Leo saiu para o tudo ou nada e pegou a bola e o adversário. Num lance parecido com a penalidade marcada no primeiro tempo para o Colorado, desta vez a arbitragem marcou a favor do Taquariense. O atacante Ricardo bateu no canto e venceu Leo, 1 a 0 Taquariense.
Atrás no marcador, o Colorado tentou de todas as formas buscar o empate, mas esbarrou na forte marcação do Taquariense. Aos nove, numa saída errada, o goleiro Willian tentou proteger e perdeu para Ronald, que chutou para o gol, mas para fora.
O Colorado tinha mais posse de bola e buscava mais o ataque, quando o Taquariense ampliou o escore, aos 19 minutos. Dunho pegou uma sobra, levou para a perna direita e chutou forte, no canto, 2 a 0 Taquariense.
O Colorado chegou perto do desconto aos 23 minutos. Denílson cobrou falta e acertou a parte de cima do travessão. E aos 29, Dudu recebeu na entrada da área e chutou cruzado, mas Willian fez linda defesa e salvou o Taquariense.
Após, o Colorado tentou, buscou o gol, mas não teve sucesso nas suas investidas e o Taquariense, com uma marcação encaixada, segurou o forte ataque do adversário e o placar de 2 a 0.
Ainda no domingo, o Assespe, em Venâncio Aires, empatou em 0 a 0 com o Canarinho, de Cruzeiro do Sul. Com os resultados, o Taquariense assumiu a segunda colocação do grupo A, com sete pontos, e se garantiu nos mata-matas. Por sua vez, o Colorado, com a derrota, caiu para a lanterna do grupo, com cinco pontos, mesma pontuação do Canarinho, terceiro, porém, com disciplina inferior. O Assespe, com nove pontos, é o líder e também está classificado.
Colorado busca a vitória diante do Canarinho para não depender de resultados paralelos
Neste domingo, acontece a última rodada da fase classificatória do Regional de Aspirantes. Em quarto no momento, o Colorado vai a Cruzeiro do Sul para confronto direto pela terceira vaga do grupo com o Canarinho. E para se classificar sem depender de resultados paralelos, o Colorado precisa vencer no tempo normal. Se perder ou empatar, o Colorado torce para que o Fluminense, em Mato Leitão, não passe de um empate com o Rudibar, de Bom Retiro do Sul, pela chave D. Acontecendo isso, o Colorado passa para os mata-matas, mesmo com derrota, com a quarta melhor campanha.
Para esta partida, as dúvidas no Colorado são os atacantes ET e Rolim. A provável escalação é Leo; Patrick, Bibi, Renan e Rogerinho; Heitor, Augustinho, Thales Espinoza e Denílson; Joninhas e Ronald.
Se a fase encerrasse hoje, o Colorado teria a 16ª campanha. Como a categoria principal, neste momento, estaria fora, o Colorado, a princípio, teria pela frente o Ouro Verde, de Encantado, que tem a segunda melhor campanha.
No Marques da Cunha, às 13h30min, o Taquariense recebe o Assespe, na briga pela liderança do grupo A. Se vencer, o alvi-azul passa para os mata-matas com a primeira colocação da chave. Para esta partida, o alvi-azul deve ter todo o elenco à disposição. A provável escalação é Willian; Rômulo, Almir, João Reis e Gadão; Patrick Lima, Laurinho, Dunho e Wirlan; Hígor e Ricardo.
Se a fase encerrasse hoje, o Taquariense teria a 11ª campanha do ranking e, por acompanhar o jogo da Titulares, enfrentaria nos mata-matas o Estudiantes, de Lajeado, sétimo colocado.
6ª RODADA
CHAVE A
COLORADO 0 x 2 TAQUARIENSE
Assespe 0 x 0 Canarinho
CHAVE B
7 de Setembro – AM 1 x 1 Ecas
CHAVE C
Cruzeiro 0 x 2 Ouro Verde
Atlântico 1 x 3 7 de Setembro – CAP
CHAVE E
Juventude 3 x 1 Imigrante
7ª RODADA
CHAVE A
Canarinho x COLORADO
TAQUARIENSE x Assespe
CHAVE B
7 de Setembro – AM x Flor de Maio
Ecas x Rui Barbosa
CHAVE C
7 de Setembro – CAP x Ouro Verde
Atlântico x Cruzeiro
CHAVE D
Palanque x Estudiantes
Fluminense x Rudibar
CHAVE E
Santo André x Imigrante
Juventude x Boavistense
POSSÍVEIS CRUZAMENTOS DE ASPIRANTES
Santo André (1º) X (12º) 7 de Set. – C
COLORADO (16º) X (2º) Ouro Verde
TAQUARIENSE (11º) X (7º) Estudiantes
Ecas (6º) X (14º) 7 de Set. – AM
Cruzeiro (4º) X (8º) Imigrante
Rui Barbosa (3º) X (13º) Juventude – Wes
Palanque (9º) X (15º) Canarinho
Rudibar (10º) X (5º) Assespe