Principal / Geral / Começa hoje a Semana Farroupilha

Começa hoje a Semana Farroupilha

A próxima semana será dedicada ao tradicionalismo gaúcho. Hoje, às 19h30min, ocorre a abertura oficial da Semana Farroupilha, na quadra coberta da Praça da Bandeira.
A programação, divulgada nesta semana pela prefeitura, segue até o dia 20 de setembro, quando ocorrerá o desfile das entidades que mantêm os costumes do gaúcho, às 15h30min. A concentração ocorrerá no Parque Nardy de Farias Alvim, às 15h.
Durante todos os dias haverá a troca da guarda da Chama Crioula, às 19h30min, seguida de apresentações artísticas. No dia 18, às 20h, ocorre mais uma edição da Noite Morfológica do Cavalo, organizada pela Hotelaria Beto Kerber, junto de parceiros.

Percorrendo o Rio Grande com a chama do tradicionalismo

Um dos símbolos da Semana Farroupilha é a Chama Crioula. Ela foi acesa em agosto, em Tenente Portela, no evento 72ª Geração e Distribuição da Chama Crioula do Rio Grande do Sul, com a participação de centenas de entidades tradicionalistas.
Dois representantes de Taquari, Mauro Antônio Hassen da Silva, 66 anos, do Piquete Figueira Nativa, e Moacir Antônio Borguetto, 63 anos, do CTG Pelego Branco, estavam no grupo da 15ª Região Tradicionalista (RT), totalizando 14 pessoas entre equipe de apoio e cavalarianos. Eles saíram de casa à meia-noite de 14 de agosto, de caminhão. No dia 16 houve a cerimônia de criação da Chama em Tenente Portela, e a expansão foi no dia seguinte, quando receberam uma centelha e retornaram a cavalo. Foram 581 quilômetros, passando por dezenas de cidades, como Miraguaí, Dois Irmãos do Sul, Carazinho, Tapejara, Soledade, Barros Cassal, Boqueirão do Leão (terra Natal de Moacir), Santa Clara do Sul, interior de Venâncio Aires e General Câmara e Triunfo, em cerca de 20 dias. “É um momento único, emocionante, cortar esse Rio Grande a pata de cavalo, como fizeram nossos antepassados. Isto nos dá satisfação e ao mesmo tempo emociona”, diz Mauro. “É o meu esporte, gosto muito disso, amo essa tradição e tenho uma parceria muito grande com o animal, o cavalo. São coisas que fazemos porque gostamos, deixando de lado o conforto, e , momentaneamente, a família e os amigos para fazer isto”, conta Moacir.
No sábado, 7 de setembro, em Triunfo, foi realizada a cerimônia de expansão da Chama para os municípios da 15ª Região Tradicionalista. Integrantes da Liga das Entidades Tradicionalistas de Taquari foram ao encontro para buscar a centelha e se juntaram a Mauro e Moacir. O grupo de cavalarianos – formado por representantes do CTG Pelego Branco, Piquete Pedro Martins, Cabanha MJT Aramanda, DTG Esperança Gaúcha, Nestor Ferrador – iniciou o retorno no sábado, por volta do meio-dia, pernoitou em Triunfo, na propriedade de Laureno Borba e Márcio Poeta, onde as entidades confraternizaram. A viagem seguiu no domingo pelo interior e chegou na hotelaria Beto Kerber por volta das 18horas. Nesta semana, a chama percorreu a sede das entidades. Na segunda-feira, foi levada para o Piquete Pedro Martins, na terça-feira, para Cabanha Duas Figueiras; na quarta-feira, para o MJT Aramanda e na quinta-feira, para o CTG Pelego Branco. Hoje, a Chama será levada em cavalgada até a Praça da Bandeira, para o início oficial da Semana Farroupilha.
O industriário, Maikel dos Santos Pereira, 36 anos, integrou a comitiva da Liga que participou da expansão da chama. Ele destaca a satisfação de fazer parte deste momento. “Por manter a tradição, que muitas vezes perde esse laço com a tradição e de se espelhar nestas pessoas que rodaram 500 quilômetros a cavalo. Da geração delas passa para a nossa e nos mantemos para não deixar morrer. Chuva e frio não são problemas porque temos uma parceria entre as entidades, um apoia e ajuda ao outro”, salienta.

Programação

Dia 13: recepção da Chama Crioula, na quadra coberta da Praça da Bandeira, às 19h30min, com apresentações artísticas.

Dia 14: troca da guarda da Chama Crioula, na quadra coberta da Praça da Bandeira, às 19h30min, com apresentações artísticas. Recepção: CTG Adroaldo Braga, Piquete Capitão Rodrigo e CTG Estância do Mangueirão.

Dia 15: troca da guarda da Chama Crioula, na quadra coberta da Praça da Bandeira, às 19h30min, com apresentações artísticas. Recepção: Cabanha Dom Miguel, Cabanha Potreiro Verde, Cabanha Tia Perça e CT Cícero Kern.

Dia 16: troca da guarda da Chama Crioula, na quadra coberta da Praça da Bandeira, às 19h30min, com apresentações artísticas, torneio de vaca parada e tertúlia. Recepção: DTG Esperança Gaúcha e Piquete Pedro Martins.

Dia 17: troca da guarda da Chama Crioula, na quadra coberta da Praça da Bandeira, às 19h30min, com apresentações artísticas. Recepção: CTG Pelego Branco, Piquete Figueira Nativa, Cabanha Querência Couto, Piquete Redomão, Piquete Venâncio D’Ávila e Cabanha dos Amigos.

Dia 18: troca da guarda da Chama Crioula, na quadra coberta da Praça da Bandeira, às 19h30min, com apresentações artísticas. Recepção: Hotelaria Beto Kerber, Piquete Agripino Pereira, Agropecuária Chapéu Preto e Nestor Ferrador. À tarde, na quadra coberta da Praça da Bandeira, final do projeto “Versos para o Rio Grande”, organizado pelo Rotaract. Às 20h, Noite Morfológica do Cavalo.

Dia 19: troca da guarda da Chama Crioula, na quadra coberta da Praça da Bandeira, às 19h30min, com apresentações artísticas. Recepção: Cabanha Duas Figueiras, Piquete Briás, Pista de Laço João Hortêncio e Sandro Oliveira e Cabanha MJT Aramanda.

Dia 20: Desfile Farroupilha, na Rua Sete de Setembro, às 15h30min. Na sequência, às 17h, fandango com animação do grupo Canção Gaúcha, na quadra coberta da Praça da Bandeira. Às 18h, extinção da Chama Crioula.

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ