O Taquariense perdeu os primeiros pontos no Regional Certel/Sicredi da categoria Titulares ao empatar em 2 a 2 com o Canarinho, no último domingo, no estádio Marques da Cunha. Mas diante dos muitos desfalques e do fato de ter saído atrás do marcador, o empate foi comemorado pela direção e comissão técnica. Já o Colorado perdeu a terceira seguida ao ser derrotado por 3 a 1 pelo Assespe, em Venâncio Aires, em partida que o clube do Leo Alvim Faller reclamou bastante da atuação da arbitragem.
O Taquariense entrou em campo para defender a liderança do grupo A contra o Canarinho com bastantes desfalques, entre eles o ala Lunardo, os meias Bruno Nunes e Luan e o atacante Buda, um dos destaques do time até aqui. No primeiro tempo, o Taquariense teve nas bolas paradas as suas principais oportunidades, mas sem sucesso. Por sua vez, o Canarinho abriu o placar ainda no primeiro tempo com o artilheiro Willian, num belo chute que encobriu Maciel. O Taquariense só foi conseguir o empate na etapa final, com Lucas, num chutaço de perna esquerda, após tabela com Eninho. Mas o Canarinho voltou a ficar à frente do marcador quando Vágner, de falta, encobriu o goleiro Duda, num lance bem estranho, onde a bola picou no chão, pegou uma curva e enganou o goleiro do Taquariense.
Após o segundo gol do Canarinho, o Taquariense tomou conta da partida e foi atrás do empate. Aos 26 minutos, Jean sofreu pênalti. Bruno Costa bateu, o goleiro Lei defendeu e, no rebote, com Lei ainda no chão, Bruno Costa chutou para fora, perdendo uma chance incrível. Em seguida, aos 34, após bate-rebate, o artilheiro Jean acertou um chutaço e estufou as redes do Canarinho, 2 a 2.
No final, aos 44 minutos, após falta na área, Anderson Brandão cabeceou, a bola encobriu Lei e o zagueiro tirou com a mão e a cabeça, aparentemente, de dentro do gol. O árbitro confirmou o gol, porém, o auxiliar anulou o lance, iniciando uma grande confusão. O Taquariense reclamou bastante, pedindo o gol ou, na pior das hipóteses, o pênalti. Porém, o auxiliar afirmou que o atleta do Canarinho colocou a mão por fora do campo, para desespero do Taquariense. O árbitro aceitou a alegação do auxiliar e o gol foi anulado.
Com o empate, o alvi-azul foi aos 10 pontos, se mantém em primeiro no grupo A e já classificado para os mata-matas, mesmo restando duas rodadas. Com a segunda melhor campanha no ranking geral, hoje, o Taquariense enfrentaria na segunda fase o Juventude, de Westfália, 15ª melhor campanha.
Em Venâncio Aires, Colorado perde para o Assespe e reclama da arbitragem
Em Venâncio Aires, o Colorado sofreu a sua terceira derrota consecutiva pelo Regional. Bastante desfalcado, o Colorado teve que improvisar em várias posições, inclusive no gol. Mesmo assim, jogou de igual para igual com o Assespe, que abriu o placar aos 38 do primeiro tempo, com Gabriel Puntel. O Colorado empatou aos 19 da etapa final com Denílson. Logo em seguida, o volante Chinho recebeu uma entrada violenta do adversário, reclamou com o árbitro Luís Fernando dos Santos da violência, recebeu amarelo, mas continuou reclamando e acabou sendo expulso, deixando o Colorado com um a menos. Depois disso, o Colorado não conseguiu mais suportar a pressão e acabou sofrendo mais dois gols, de Gabriel Puntel e Pastel, 3 a 1, placar final.
Os dirigentes do Colorado reclamaram bastante da atuação do trio de arbitragem. Primeiro porque os atletas do Assespe iniciaram a partida sem apresentar documento com foto, o que é obrigatório. A documentação só foi apresentada com o segundo tempo em andamento e nada foi relatado em súmula, mesmo com o Colorado tendo alertado o árbitro. Além disso, o Colorado reclama de uma penalidade a seu favor não marcada aos 15 do segundo tempo e o técnico Tiago Ramão também relatou que, no intervalo, foi agredido pelo árbitro Luís Fernando dos Santos com um empurrão quando foi questionar a sua atuação. O clube do Leo Alvim Faller também reclamou do rigor na expulsão do volante Chinho.
De acordo com Aline Ramão, dirigente do clube, “estamos indignados com esta situação. Amamos o futebol e, às vezes, gastamos o que não temos, pagamos uma fortuna para entrar no Regional, pois para nós é uma fortuna para pagar a arbitragem, para assistirmos isso aí que fizeram conosco”.
Com apenas um ponto, o Colorado é o lanterna do grupo A, três atrás do Assespe, terceiro. Se a fase encerrasse hoje, o clube estaria eliminado.
No domingo tem clássico e Colorado é obrigado a vencer
No próximo domingo, às 15h30min, no estádio Martins, acontece o clássico entre Colorado e Taquariense, válido pela segunda rodada do returno do Regional. E o Colorado, que vem de três derrotas consecutivas, não pode pensar em outro resultado que não seja a vitória, pois começa ver a classificação ficar distante. Se vencer, o Colorado vai a quatro pontos e se mantém com chances restando uma rodada para o término da fase classificatória. Além disso, o clube do Leo Alvim Faller, para ainda sonhar com um lugar no G3 do grupo A, torce por tropeço do Assespe que, em Venâncio Aires, recebe o Canarinho, também no próximo domingo. Para ter chances de ficar com a vaga do quarto colocado com melhor campanha, o clube do Leo Alvim Faller torce por derrotas de Ecas, de Imigrante, Atlântico e Imigrante, ambos de Estrela, e Rudibar, de Bom Retiro do Sul. Para o clássico, o técnico Tiago Ramão, que faz a sua segunda partida, não terá o zagueiro Jessé e o volante Chinho, suspensos. No mais, o elenco está todo à disposição. A provável escalação é Sgarbi; Testa; Diecei, Deivid e Naiel; Jefinho Ramão, Prisco e Birinha; Inácio Denílson e Marcão.
O Taquariense, do técnico Antônio Carlos Praia Vilanova Júnior, o Juninho, que busca a vitória para se manter em primeiro do grupo e no topo do ranking geral, tem um desfalque certo, que é o atacante Buda, por compromisso pessoal. Os meias Bruno Souza e Bruno Nunes, lesionados, são dúvida. As notícias boas são os retornos do zagueiro João Pedro, do ala Lunardo e do meia Luan. A provável escalação é Maciel (Duda); Lunardo, João Pedro, Pixena (Andrei) e Dani; Paulinho, Lucas, Eninho e Luan; Bruno Costa e Jean.
5ª RODADA
CHAVE A
Assespe 3 x 1 COLORADO
TAQUARIENSE 2 x 2 Canarinho
CHAVE B
Flor de Maio 3 x 0 Ecas
Rui Barbosa 2 x 1 7 de Setembro – AM
CHAVE C
7 de Setembro – CAP 0 x 0 Cruzeiro
Ouro Verde 2 x 1 Atlântico
CHAVE D
Estudiantes 0 x 1 Fluminense
Rudibar 3 x 0 Palanque
CHAVE E
Imigrante 0 x 3 Juventude
Boavistense 2 x 0 Santo André
6ª RODADA
CHAVE A
COLORADO x TAQUARIENSE
Assespe x Canarinho
CHAVE B
7 de Setembro – AM x Ecas
CHAVE C
Cruzeiro x Ouro Verde
Atlântico x 7 de Setembro – CAP
CHAVE E
Juventude x Imigrante