A professora Bárbara Luciane de Paula dos Reis, 44 anos, é conhecida entre os alunos e amigos pelos dotes culinários, principalmente pelos seus saborosos doces. O gosto pela cozinha surgiu ainda na infância, quando passava o dia com a avó Pedrolina, enquanto sua mãe, Madalena de Paula, trabalhava. “Eu tinha 6 anos quando minha mãe começou a dar aula, então eu ficava com a minha avó e ela sempre inventava doce, ou era bolo ou era rapadurinha e eu sempre ajudava, sempre mexendo e querendo aprender. Um dia eu peguei um caderninho e comecei a anotar aquelas receitas”, recorda Bárbara.
Um dos seus doces mais apreciados atualmente é a Palha Italiana, da qual aprendeu a receita há cerca de cinco anos. Bárbara conta que provou o doce pela primeira vez em um restaurante em Porto Alegre. “Peguei para experimentar, porque eu nunca tinha visto. Parecia uma torta de bolacha, mas se comia com a mão. Quando eu cheguei em casa, comecei a procurar receitas na internet para testar”, conta.
A receita deu certo. O doce é feito à base de brigadeiro e bolacha maisena picada. “Para uma assadeira grande, eu coloco três latas de leite condensado, a margarina e o chocolate. Faço o brigadeiro até desgrudar da panela e misturo a bolacha maisena picada no brigadeiro quente mesmo. Coloco um pacote inteiro e mais ¼ de bolacha maisena. Espalho a massa na assadeira, untada com margarina, e coloco no congelador por uns 30 minutos. Depois corto os quadradinhos, envolvo no açúcar e coloco em pacotinhos”, explica. Uma forma grande rende 20 pacotinhos, com quatro palhas cada um.
Com o tempo, a professora aperfeiçoou a receita e incorporou diferentes sabores ao doce, como leite Ninho, Nutella, Ouro Branco, bolacha Óreo, entre outros. Para variar o sabor, é possível fazer a massa do brigadeiro com leite ninho, ou apenas leite condensado cozido, por exemplo. Também é possível adicionar bombons, MM’s, entre outros recheios, picados junto à massa da Palha Italiana, no mesmo momento em que se coloca a bolacha maisena.
O doce agrada tanto que Bárbara já foi convidada para fazer a receita para festas de aniversário. Os alunos e conhecidos também sempre solicitam que a professora faça a receita.
Além disso, verifique
Uma noite inesquecível
O tradicional Baile de Debutantes de Taquari teve apresentação de quatro jovens na noite do ...