Principal / Variedades / Desafio matemático: Estrutura de espaguete suportou carga de 101,2Kg

Desafio matemático: Estrutura de espaguete suportou carga de 101,2Kg

Os alunos do Centro de Ensino Médio Pastor Dohms viveram, nesta semana, um momento de muita expectativa. Estudantes do turno da manhã, do ensino fundamental ao médio, acompanharam a pesagem da carga na Competição de Pontes de Espaguete. As criações são estruturas treliçadas de massa de espaguete que simulam, em uma escala bem menor, o quanto as construções verdadeiras precisam aguentar para que não sejam destruídas. A competição integrou a gincana escolar.
Alunos do ensino médio participaram, no início do mês, de uma oficina oferecida através do curso de extensão da Univates para confecção das “pontes”, como são chamadas as estruturas. Durante uma tarde, eles foram orientados por representantes da universidade e fizeram a montagem.
Na manhã da segunda-feira, 12 de agosto, no salão de eventos da escola, houve a pesagem com equipamentos cedidos pela universidade. Pesos de 10Kg cada foram colocados um a um com intervalo de 10 segundos cada, testando a estrutura de espaguete.
Três equipes buscavam obter a maior pesagem: a Eudora alcançou a marca de 101,2 Kg; a Ozai, 80,4Kg e a Gaia, 73,2 Kg. Uma das integrantes da equipe Eudora, Júlia Garcia Capelão, 17 anos, estudante do 2º ano, diz que o tempo que tiveram para montar a ponte foi o suficiente e que a equipe não precisou fazer mais pesquisa para conquistar a primeira colocação. “Viemos na sorte mesmo”.
Este é o segundo ano em que a escola desenvolve a atividade de pontes de espaguete. Em 2018, os alunos conseguiram uma carga de 80,6 Kg.
Gionava Costa Tedesco, 17 anos, do 2º ano, membro da equipe Ozai, destaca o que mais gostou. “É uma forma de aprender coisas alternativas que geralmente não são levadas para a sala de aula. É uma ótima oportunidade para ter novas ideias”.
Isabela Wagner Cardoso, 16 anos, aluna do 1º ano e integrante da equipe Gaia, salienta as descobertas do processo. “Aplicamos as coisas que aprendemos na aula. Nunca imaginaríamos que uma ponte feita em uma escola, de massa, aguentaria tanto”.
A estudante de Engenharia Civil da Univates, Marina Batista Reichenbah, bolsista de extensão da Ponte de Espaguete, acompanhou a pesagem das estruturas feitas em Taquari e explicou que a atividade é um projeto de extensão da Univates, trabalhado apenas com escolas de ensino médio, do 1º ao 3º ano. São fornecidos o material, que é a massa da marca Barilla, por ser o mais resistente, cola poxipol e epoxi e as liguetas. Ela explica que a capacidade para suportar a carga pode depender da precisão na montagem da estrutura. O recorde da universidade é de 131 Kg, conquistado há cerca de dois anos. A Univates também promove o Tecnologi Day (TecDay) e os estudantes do Dohms foram convidados para a competição. “A ponte feita na universidade é maior porque os alunos fazem os cálculos e podem desenvolver o formato que desejarem. Aqui trazemos um formato pronto”, comenta.

Além disso, verifique

Uma noite deslumbrante

O Grêmio Recreativo Alvi Negro promoveu mais um Baile de Debutantes, no último sábado, 21 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ