A Macaju Noivas completa, em julho deste ano, 27 anos de atividades. A loja começou na residência da família, no Rincão São José, comercializando confecções de roupas, e, no final da década de 1990, já no Centro do município, passou a se dedicar exclusivamente a aluguéis de trajes de festas.
Segundo os proprietários, Maria Conceição Cardoso Brandão, 54 anos, e José Luiz Vieira Brandão, 60 anos, a mudança das confecções para os aluguéis se deu aos poucos. Na época, estavam em um prédio na rua Albino Pinto, e foi feita uma parceria com uma loja que possuía alguns vestidos de noivas e debutantes para aluguel. As peças foram colocadas na vitrine da Macaju, que ganhava um percentual sobre a locação. “Depois compramos o estoque da loja e começamos a diminuir a venda de roupas, que tinha concorrência com grandes redes, e introduzir mais vestidos de noiva, de 15 anos e de festa”, conta Conceição. Em 2003, já não havia mais peças de confecção e os trajes de festas já ocupavam todo o espaço da loja.
A Macaju, hoje situada na rua General Osório, número 2269, tem centenas de trajes à disposição. De acordo com os proprietários, atualmente, os vestidos sociais e os ternos são os mais locados. “O terno é o nosso carro-chefe. Porque, muitas vezes, fica pequeno, então os homens geralmente preferem alugar do que comprar”, conta José Luiz.
Para a família, há um sentimento especial em se trabalhar com locação de trajes de festas. “A gente ouve muitas histórias, quando vêm experimentar e entregar as roupas, nos contam como foi a festa, o casamento, o aniversário, então a gente partilha desse sonho, isto é muito legal”, fala a proprietária. A loja atende clientes de Taquari e região e seus trajes estão presentes na maioria das festas. “Às vezes, a noiva ou a aniversariante não aluga conosco, mas os convidados sim”, conta Conceição. José Luiz lembra que as peças já rodaram o mundo. “Já alugamos vestido para casamento no México, para Europa. Nossas roupas já viajaram de navio, avião”, cita o proprietário.
Com duas funcionárias efetivas, a loja contrata mais trabalhadoras temporárias na época do Baile de Debutantes de Taquari, data em que tem a maior movimentação de aluguel. Também trabalham no local Maria Conceição e Luís, proprietários da loja. “As meninas nos ajudam muito, a escolher os vestidos, comprar, porque elas conhecem mais os clientes, trabalham diretamente com eles e sabem o que procuram, as tendências”. Além do atendimento ao cliente, o grupo faz ajustes nos vestidos, que são comprados prontos, customização de borbados, além da confecção de peças menores, como vestidos de aia, por exemplo.
Para o futuro, os empresários, que já trabalham em prédio próprio desde 2007, sonham em ampliar a loja, construindo mais um andar.
Saiba mais
O nome Macaju Noivas, ideia da proprietária Maria da Conceição, homenageia as filhas do casal, Mariana, Carolina e Juliana.