O Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat) recebeu, na quarta-feira, 17, durante assembleia da entidade, representantes da concessionária que assumiu a BR 386, a CCR Via Sul. Na oportunidade, foram apresentados os investimentos e obras de manutenção previstas para os municípios lindeiros à rodovia, entre eles, Taquari, Tabaí, Paverama, Fazenda Vilanova e Bom Retiro do Sul. Ao todo, são 10 municípios do Vale do Taquari que abrangem a área de concessão.
A previsão da CCR Via Sul é de colocar o pedágio de Paverama em atividade até fevereiro de 2020. A praça será instalada na região de divisa entre Paverama e Taquari e a tarifa está prevista em R$ 4,40, para veículo leve, podendo ser reajustada até a data de início da operação, devido à inflação. Motocicleta pagará a metade da tarifa e, para caminhões, haverá o multiplicador até seis, de acordo com o número de eixos.
Os municípios localizados em rodovias com a praça de pedágio recolherão Imposto Sobre Serviços (ISS) pela atividade de cobrança, de forma proporcional à extensão de cada um, de até 5% da receita mensal da tarifa. O ISS das obras e serviços é repassado para todos os municípios da área de concessão da CCR Via Sul.
A empresa disse ainda que serviços de atendimento como guincho leve, pesado, ambulância, UTIs e inspeção de tráfego começam em agosto de 2019, e que a restauração do pavimento começa em fevereiro de 2020. A duplicação da rodovia entre Lajeado e Soledade deverá iniciar em fevereiro 2021 no trecho entre Marques de Souza e Lajeado, com 20,3km.
Segundo a presidente do Codevat, Cíntia Agostini, os investimentos estão previstos em R$ 13 milhões para toda a praça, o que inclui duplicação de vias (entre Marques de Souza e Soledade) e construção de passarelas, para os 30 anos da concessão da rodovia. Para Cíntia, os investimentos solicitados pelos municípios foram contemplados. Ela lembra que, quando o projeto foi apresentado, em 2017, “era muito ruim, mas com o trabalho realizado ao longo dos dois anos, melhorou. Conseguimos fazer investimentos de acordo com as nossas necessidades em infraestrutura de forma em geral. A região vai estar bem servida por investimentos diretos na rodovia, mas também com videomonitoramento, serviços como ambulância, guincho, que vem com o projeto. Tudo aquilo que indicamos nos nossos municípios, não ficou nada de fora. Talvez não foi a obra que gostaríamos”.
Cíntia disse ainda que o próximo passo será cobrar da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) criar o um conselho tripartite (formado pela concessionária, governo e comunidade em geral). Também, intermediar a criação de um instituto de ações sociais.
Para o vereador de Taquari, Leandro Mariante (PT), que participou da audiência pública, os investimentos a curto prazo ficaram concentrados na região entre Lajeado e Marques de Souza.
Ao longo da BR 386, A CCR Via Sul terá quatro praças de pedágio: no Km 203, em Victor Graeff; no Km 260, em Fontoura Xavier; no Km 374, em Paverama, e no 424, em Montenegro.
Obras previstas para cada município
Paverama e Taquari
Para esses municípios, estão previstas obras de acesso no km 377,8, a serem iniciadas em 2031 e finalizadas em 2033, e obra de meio retorno em nível, para 2031, nos quilômetros 372,4 e 373,1.
Tabaí
Deverá ser feita obra de readequação da duplicação com 59,3 km entre Tabaí e Canoas, no trecho entre os quilômetros 385 e 444,3, com a implantação de acostamento e canteiro e/ou barreira central, a ser iniciada em 2034 e finaliza em 2037; a construção de vias marginais entre os km 383,9 ao 385,3, com extensão de 1,4 km (sentido a Carazinho); melhorias de acessos, nos quilômetros 377,8 e 381, em ambos os lados, no período de 2031 e 2033. Há previsão também de obra na passarela no km 385,1, entre 2022 e 2024, e implantação de iluminação em travessias urbanas na pista principal, entre 2019 e 2024.
Fazenda Vilanova
Há previsão de obra de interconexão no km 365,9, em 2031 e finalizada em 2034 e implantação de iluminação em travessias urbanas na pista principal e na pista marginal (em 2019 e finalizam em 2024).
Bom Retiro do Sul
No que diz respeito à obra de duplicação, haverá readequação com implantação de acostamento e canteiro e/ou barreira central, iniciando em 2022 e finalizando em 2024.