Principal / Geral / Seguindo o ofício do pai

Seguindo o ofício do pai

Foi através do conhecimento de Lauro Carvalho, 84 anos, que seus filhos Augusto, 49 anos, e Eduardo, 53 anos, deram início a empresa IC Móveis, em 1992.

Os irmãos cresceram em meio a poeira e peças de madeira da fabriqueta montada nos fundos de casa, no bairro Praia. Lauro tornou-se marceneiro junto do seu pai, José Eliseu de Carvalho, na extinta Navegação Arnt, onde iniciou como aprendiz na função. Como tinha gosto pela tarefa, nas horas em que estava em casa, procurava fazer pequenos consertos em peças de madeira, aprimorando o conhecimento.
Passados alguns anos, e já pai de três filhos adolescentes, Lauro empregou-se no Departamento Autônomo de Estradas de Rodagens (Daer), passando a atividade de marcenaria para os filhos. “Ele deixava o serviço encaminhado para nós, eu e o Eduardo, que os filhos mais novos. André, 59 anos, já trabalhava na farmácia. Fomos aprendendo através dele que nos explicava como tinha que ser feito”, lembra Augusto.
Em 1988, os filhos foram trabalhar na empresa Satipel, para ter assinada a Carteira de Trabalho, mas continuaram a atividade com móveis em casa. Permaneceram na empresa até 1992, quando decidiram investir no negócio próprio para atender a demanda. Legalizaram o empreendimento e deram no nome de Irmãos Carvalho (IC Móveis), de propriedade de Augusto e Eduardo, mas sempre supervisionados pelo pai Lauro e com a ajuda de André nos períodos de folga. “Nesta época, ele já trabalhava na antiga Febem como instrutor de marcenaria”, comenta Augusto sobre o pai. A empresa iniciou nos fundos da residência. Com legalização do negócio, passou a ocupar o espaço da residência que, nesta época, estava desativada. Com o passar dos anos o espaço foi ampliado, mas permanece no mesmo endereço.
Em 1999, a empresa ficou conhecida na cidade e chegou a ter oito funcionários. “A demanda estava enorme. Sempre tivemos responsabilidade com a confiança do cliente que abre a sua casa para nos receber, desde aquela época”, ressalta Augusto. Com o passar dos anos, houve uma queda na demanda e um dos motivos foi a facilidade de pagamento implantada pelas lojas de rede, muitas em 24 parcelas. “As pessoas não têm consciência de fazer um móvel que vai durar. No mês passado, reformamos um móvel que foi um dos primeiros que fizemos, estava intacto, tinha apenas que refazer a pintura”, diz.
Há 10 anos, o irmão Eduardo se desligou da ICMóveis e abriu a própria empresa, permanecendo os irmãos Augusto e André e dois empregados. “Hoje, são três pessoas, os irmãos e o filho de Augusto, o Gustavo, 22 anos. Já tentou em outras áreas mas não se encaixou. Ele se criou aqui e conhece tudo. Faz dois anos que ele está efetivo”, cita Augusto.
A IC Móveis trabalha com a produção de móveis sob medida, como quarto, cozinha, mesa, cadeira, bancos, e reformas. “Temos clientes que são muito apegados aos móveis por isso temos muitas reformas”, diz.
Para o futuro, a meta é investir em maquinário, no aspecto visual e na venda de produtos a pronta entrega. “A empresa saiu do zero, não tinha capital, só no peito e na raça, com poucas máquinas. Depois fomos adquirindo. Sabemos que precisamos modernizar, mas tivemos algumas perturbações que estamos buscando liquidar e aí poderemos investir”, afirma.
A empresa atende em todo o Rio Grande do Sul fazendo a entrega.

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ