Principal / Geral / Alunos aprendem sobre alimentação saudável e prevenção de doenças crônicas

Alunos aprendem sobre alimentação saudável e prevenção de doenças crônicas

Alunos do 5º ano do Instituto Estadual de Educação Pereira Coruja trabalharam, de agosto a dezembro, o projeto “Muito Além do que Vejo”. Elaborado e executado pela enfermeira da Unidade Básica de saúde (UBS) do bairro Prado, Andreia Oliveira Silveira, o tema tratou da conscientização sobre a alimentação saudável e a prevenção de doenças, como diabetes mellitus, colesterol, triglicerídeos, hipertensão arterial sistêmica e obesidade.

Quando os alunos percebem que hábitos saudáveis os ajudam a viver melhor, sentem-se motivados a colocá-los em prática com regularidade, conscientizando-se de que é necessário começar ainda na infância. (…) Ser saudável é também estabelecer bons hábitos e compreender que o nosso corpo merece um carinho especial, e que esse tratamento nos traz benefícios”, diz a enfermeira especialista em Saúde Coletiva e em Educação Profissional em Saúde.
As ações foram trabalhadas interdisciplinarmente, buscando a integração da escola e da família. Os alunos analisaram rótulos de alimentos e conheceram um pouco sobre os componentes químicos, pesquisaram sobre a incidência de doenças crônicas na família, assistiram a filme sobre obesidade infantil e suas consequências, fizeram debates sobre como lidar com a comida, tiveram oficina com nutricionista sobre preparo de receitas saudáveis.
O trabalho foi concluído na sexta-feira, 14, com a avaliação de produções de textos feitos pelos alunos, em sala de aula e sem consulta, com o tema “Viver mais e melhor”. Os autores dos 10 melhores, de acordo com avaliação de equipe da escola e da UBS, receberam medalhas e os três melhores foram premiados. Luísa Leite Cezimbra, ficou em primeiro lugar; Ygor Fazenda Meireles, em segundo, e Nicole Oliveira de Araújo, em terceiro.
Conforme a enfermeira, a atividade será realizada no próximo ano no Instituto. “Nós, da secretaria da Saúde, ficamos felizes em partilhar educação em saúde. Formamos uma parceria que vai longe, já que desenvolveremos o mesmo projeto com os quintos anos de 2019. Ano que vem poderemos desenvolver em outras escolas que demonstrarem interesse”, diz a enfermeira.
A aluna Luísa, 10 anos, que obteve a primeira colocação, diz que com o projeto aprendeu mais sobre como se alimentar de forma correta e a praticar exercício físico diariamente para ter uma vida mais duradoura. Ela afirma ainda que não esperava ser a primeira colocada na avaliação. “Fiquei nervosa e feliz”, comenta.

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

por Luísa Leite Cezimbra

O nosso corpo é fantástico, mas para a sobrevivência precisamos um elemento, que é o alimento.
Para ser uma pessoa saudável, devemos praticar exercícios regularmente e manter uma alimentação saudável.
Com a prática da agricultura e outros, começaram a surgir mais variedades de alimentos. Para termos uma alimentação saudável, devemos consumir alimentos com nutrientes. Alimentos com nutrientes são aqueles alimentos que nos fornecem energia e mantém nosso corpo saudável.
Existem três tipos de alimentos:
In natura: Alimentos in natura são aqueles obtidos diretamente de plantas ou animais, como folhas, frutas, ovos, leite e adquiridos para o consumo sem ter sofrido nenhuma alteração.
Processados: O alimento industrializado é o alimento processado por meio de atividade industrial, que é a transformação de gêneros alimentícios em produtos comercializados por processamentos que utilizam máquinas, equipamentos e força de trabalho contratada. Os alimentos industrializados não são exclusivamente de empresas grandes.
Ultraprocessados: São exemplos, as conservas de legumes, peixes, cereais, frutas em calda, carnes salgadas, queijos e pães. Alimentos ultraprocessados que passaram por técnicas e processamentos com alta quantidade de sal, açúcar, gorduras, realçadores de sabor e texturizantes.
Quando consumimos um alimento industrializado não imaginamos o quanto de açúcar pode ter. Exemplo é o refrigerante, que apesar de não parecer ter um excesso muito grande de açúcar, se tomarmos uma lata de refrigerante todos os dias, em um mês seria a mesma coisa que se comesse um quilo, cento e dez gramas de açúcar.
Um pacote de suco industrializado tem 1% da fruta e 99 % de açúcar.
Quando vamos ao mercado costumamos comprar frutas, porém a fruta tem muitos agrotóxicos, com isso, a melhor opção é plantar e colher a fruta.
Devemos evitar comprar alimentos produzidos a partir de transgênicos, que são organismos vivos modificados em laboratório.

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ