O desfile alusivo à Semana Farroupilha foi realizado em Taquari na tarde de ontem. Cavalarianos de diversos piquetes, centros de doma, hotelarias e CTGs percorreram as ruas do Centro, exaltando os costumes do gaúcho, como a pilcha, chimarrão, música e o uso do cavalo.
O desfile, que iniciou no Parque Nardy de Farias Alvim, foi aberto com o Grupamento de Bombeiros de Taquari, seguido das entidades tradicionalistas, que passaram pelas ruas 7 de Setembro até a Praça da Bandeira, Leonel Teodorico Alvim e Marechal Deodoro, em frente ao Hospital São José, retornando à Praça da Bandeira, onde estava o acampamento farroupilha desde o dia 8 de setembro.
Personalidades da tradição gaúcha, como Teixerinha e Mary Terezinha e Paixão Côrtes, foram homenageados.
O funcionário público, Ênio Goethel, 67 anos, assistiu ao desfile pilchado. “É o dia do gaúcho”, justifica. Para ele, o desfile é o resgate da cultura. “Mantém a tradição”, afirma. Ele diz que aprecia o costume gaúcho há cerca de 30 anos. “Curto as nossas raízes da tradição, isto é importante”.
O casal Alex Sandro e Gisele também gosta do tradicionalismo. “Somos desde criança, sempre que possível estamos no meio”, disse Alex, que é proprietário de um cavalo, e lembra que nos anos em que o desfile não ocorreu o sentimento era de perda. “Investia no cavalo o ano todo para o desfile e não tinha. Neste ano não desfilou porque está terminando a doma”, conta Alex Sandro Braga da Silva, 38 anos, que é motorista de carreta. Para prestigiar o evento de ontem, a filha Isabela, de 4 anos, estava vestida de prenda. “Estava muito bonito e o tempo colaborou”, avalia a professora Gisele Lopes, 34 anos.
Após o encerramento do desfile, houve a extinção da Chama Crioula no acampamento, encerrando a Semana Farroupilha de Taquari.
Além disso, verifique
Construção de nova ponte do Capão deve começar em 20 dias
A administração municipal informou que a construção da nova ponte do Capão, que liga o ...