Na última quarta-feira, 27 de junho, foram realizadas apresentações artísticas durante o evento Sementes do Cooperativismo, promovido pela Certaja com o intuito de disseminar a consciência cooperativista nas escolas. Três educandários, de diferentes municípios de atuação da cooperativa, participaram das atividades, reunindo 210 alunos nas apresentações.
A Escola Municipal Pedro Pereira Machado, representou a comunidade de Amoras, de Taquari, com uma peça na qual alguns dos personagens eram abelhas e formigas, animais que trabalham em conjunto para alcançar seus objetivos. As abelhas contaram a história da formação da Certaja e os alunos cantaram o jingle certajano de mãos dadas, seguido por canções gauchescas com letras cooperativistas. A apresentação recebeu nota máxima da comissão julgadora, conquistando o 1º lugar do evento. Os quesitos avaliados pelos jurados levaram em conta a adequação ao tema proposto: cooperativismo, criatividade, clareza e originalidade.
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Oswaldo Aranha, de Triunfo, apresentou uma peça teatral que encenou a chegada de um grupo de viajantes a Taquari, mostrando como as sementes do cooperativismo ali existentes desabrocharam e originaram a Certaja, norteada por valores e princípios cooperativistas. No enredo da peça, ajudar-se mutuamente era o objetivo dessas sementes, que germinavam nos cooperados.
A Escola Municipal Nero Pereira de Freitas, da localidade de Monte Alegre, em Vale Verde, contou o nascimento de Nero Pereira de Freitas e sua liderança natural junto à comunidade, inclusive com o incentivo à construção dessa instituição de ensino. Uma dança gauchesca e os alunos tocando instrumentos musicais complementaram a narrativa, que mencionou Nero como o terceiro presidente da Certaja, além de seus esforços para incentivar a cooperação nos mais diferentes aspectos. A escola de Vale Verde é pioneira no Brasil na implantação de uma disciplina sobre cooperativismo no currículo escolar.
Após as apresentações, os alunos confraternizaram durante um almoço.