Nem terminou 2015 e a Secretaria de Esportes ainda nem anunciou se haverá e quando começará o Municipal de Futebol de Campo de 2016, mas os clubes já se movimentam nos bastidores para montar seus elencos para o certame.
Ao que tudo indica, haverá muitas mudanças em todos os clubes, tanto de jogadores como de comissões técnicas. No Pinheiros, Talles Martins, técnico do Segundinho, deve assumir a categoria principal no lugar de Leonardo Moraes, que deve ser o técnico da categoria Juvenil do clube, que, em 2016, deve voltar a disputar o Estadual da FGF. Assim, Márcio Leitinho, campeão do 1º Quadro com o Juventude em 2015, assumiria o comando do Segundinho do Pinheiros. A ideia no clube é manter as comissões técnicas também para o Regional, no segundo semestre. Tudo isso só será confirmado e anunciado após a participação do Pinheiros no Regional deste ano.
Com a saída de Márcio Leitinho, o Juventude agiu rápido e estaria acertado com Elvos Flores, o Alvinho, campeão do Municipal com o clube em 2003, 2004, 2009 e 2012. No Segundinho do Juventude, Paulo Fernando Pereira, o Babão, deve permanecer no comando. Ainda pelo Rincão, no São José, Luiz Carolos Granja deve permanecer no comando do 1º Quadro. No Segundinho, o técnico ainda não foi confirmado.
No Taquariense há muita indefinição. Volmir Donida, o Chico, vice-campeão do Municipal com o alvi-azul em 2013, poderia assumir a presidência do clube, mas também teria vontade de trabalhar no campo, como técnico. Sabendo disso, Colorado e Juventude lhe fizeram convite para assumir a categoria 1º Quadro dos clubes e Chico estaria pensando na hipótese.
O Avenida é o que está mais adiantado. Além de manter a base deste ano, já anunciou vários reforços, como Prisco, Lacerda, Birinha, entre outros. O técnico, mais uma vez, será Narciso Costa, campeão com o São José, em 2005, e com o Juventude, em 2007.
No Colorado, a corrida é por um técnico e pela manutenção da base do elenco, que terá algumas baixas depois de três temporadas, sendo duas delas com o título na categoria principal.
Outro que promete boa campanha é o Independente. Além de manter a base que fez ótima campanha neste ano, com jogadores de Paverama, o clube estaria perto de fechar uma parceria com o Real Madruga. Com isso, levaria nomes importantes para lá, como Casanova, Chiquinho, Capelão, Fredão, entre outros. No comando técnico, Eduardo Carvalho deve permanecer.
