O Pinheiros está perto de, pelo segundo ano consecutivo, figurar entre os quatro melhores do Regional Certel/Sicredi da categoria Aspirantes. No último domingo, em Anta Gorda, o alvi-verde derrotou por 4 a 2 o Seiva do Mate, de Guaporé, e ficou a um empate de chegar nas semifinais.
Com uma atuação segura e de alto nível, o Pinheiros deu um passo importante na busca do título do Regional Certel/Sicredi. Jogando em Anta Gorda, diante do Seiva do Mate, de Guaporé, um time forte, o Pinheiros foi superior desde os minutos iniciais e pressionou, mas o Seiva do Mate também mostrou porque está entre os oito melhores da competição.
O Pinheiros abriu o marcador aos 32 minutos do primeiro tempo, quando Inácio fez lindo lançamento na esquerda, o volante Heitor se soltou, foi no fundo, cruzou e Massinha, no meio dos zagueiros, completou para o gol, 1 a 0 Pinheiros.
O gol não fez bem ao Seiva do Mate, que permitiu mais investidas do alvi-verde, que conseguiu ampliar aos 43 miniutos. Filipi cobrou falta para a área, a defesa parou, Renan entrou livre e, de canela, encobriu o goleiro, 2 a 0 Pinheiros, placar da primeira etapa.
No segundo tempo, o Pinheiros continuou melhor, tanto que aos 11 minutos fez o terceiro. Depois de um chutão da defesa, o zagueiro do time de Guaporé se atrapalhou, cabeceou para trás, Hígor partiu em velocidade e, de fora da área, na saída do goleiro, chutou por cobertura, golaço, 3 a 0 Pinheiros.
Após, o alvi-verde perdeu várias chances de aumentar o placar com Hígor e Inácio. Com o placar elástico, o Pinheiros deu uma relaxada natural. Foi quando o Seiva do Mate, com algumas alterações, começou a assustar a meta do goleiro Leandro. Aos 19, Cristiano descontou para o Seiva do Mate. O gol deu novo ânimo ao adversário que, aos 25, com Daniel, fez o segundo, deixando o Pinheiros em pânico. Em alguns instantes de “apagão” total, o Seiva do Mate só não empatou porque o goleiro Leandro fez um milagre. Após bom passe, um atacante do Seiva do Mate ficou cara a cara com o goleiro do Pinheiros. Mas numa saída arrojada, Leandro salvou o que seria o empate do Seiva do Mate.
Após, aos poucos, o Pinheiros foi voltando ao jogo e, aos 37, fez o gol que fechou o placar. Caminha cobrou falta em direção ao gol, o goleiro rebateu para o meio da área, Ricardo dominou e chutou mascado, mas Renan, no meio da defesa, livre, empurrou para as redes, 4 a 2 Pinheiros.
Com a vitória, o Pinheiros precisa apenas do empate no duelo de volta, neste domingo, às 14h30min, em Cruzeiro do Sul, na casa do 25 de Julho. O Seiva do Mate precisa vencer por qualquer placar para levar a decisão para os pênaltis.
Para esta partida decisiva, que pode deixar o Pinheiros entre os quatro melhores do Regional, o técnico Talles Martins terá todo o elenco à disposição, já que não tem desfalques por suspensão. A provável escalação tem Leandro (Leo); Oriel (Baby), Almir, Renan (Pixena) e Filipi (Testa); Heitor, Darlhing, Caminha e Inácio; Massinha (Ricardo) e Hígor.
Nos demais jogos das quartas de final da categoria Aspirantes do Regional Certel/Sicredi, nenhuma surpresa, pois os favoritos venceram e estão mais próximos das semifinais. Em Lajeado, na casa do União Campestre, o Rui Barbosa, de Arroio do Meio, goleou por 5 a 2 o Avante, de Teutônia. Na volta, no próximo domingo, em Teutônia, o Rui Barbosa precisa do empate. O Avante precisa vencer no tempo normal para levar a decisão para as penalidades.
Em Arroio do Meio, na casa do Amigos, o Concórdia, de Roca Sales, foi derrotado por 3 a 1 pelo União Carneiros, de Lajeado, atual bicampeão e que eliminou o Taquariense. Na volta, neste domingo, em Lajeado, em casa, o Carneiros precisa do empate para continuar na briga pelo tri. O Concórdia tem que vencer no tempo normal para levar a decisão para os pênaltis.
Fechando a rodada, o Independente, de Paverama, em Brochier, na casa do Juventude, fez boa partida, mas não conseguiu segurar o Aimoré, de Estrela, um dos favoritos do certame, e perdeu por 1 a 0. Agora, no próximo domingo, no duelo de volta, em Poço das Antas, na casa do 11 Amigos, o Independente precisa vencer no tempo normal por qualquer placar para levar a decisão para as penalidades. O Aimoré joga pelo empate para seguir na luta pelo título.